Plano de Aprendizagem pretende recompor perdas da educação durante a pandemia em MG
Dois anos de ensino remoto e híbrido geraram desigualdades que serão combatidas com ações adaptadas à realidade de cada escola
Minas Gerais|Do R7

A SEE-MG (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) anunciou, nesta quinta-feira (09), a criação do Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), que tem o objetivo de recompor os aprendizados perdidos durante os dois anos de regime de ensino remoto e híbrido devido à pandemia da covid-19. Toda a educação básica será contemplada.
Segundo a secretaria, haverá um processo seletivo simplificado para professores e especialistas efetivos da rede estadual que atuarão nas áreas do conhecimento de linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.
Os profissionais serão responsáveis por desenvolver ações e intervenções nas escolas, de acordo com a realidade de cada uma delas. Eles vão elaborar estratégias e atividades para recompor os conteúdos considerando as habilidades que ficaram em falta durante o período remoto, segundo resultados das avaliações formativas e do Simave (Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública).
Ainda conforme a SEE-MG, a Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores do estado irá conduzir a capacitação desses profissionais, que serão alocados em todas as 47 SREs (Superintendências Regionais de Ensino). A secretaria poderá, ainda, estabelecer parcerias com Instituições de Ensino Superior (IES) e outras instituições para auxílio na formação dos profissionais, elaboração e revisão de materiais.
De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da secretaria, Izabella Cavalcante, a meta é reduzir as desigualdades estabelecidas durante o período da pandemia.
"Nos anos de 2020 e 2021, todo o país vivenciou um período pandêmico que comprometeu significativamente o processo de ensino-aprendizagem de todos os estudantes. O objetivo desse plano é garantir o direito à aprendizagem e assegurar a permanência dos estudantes na escola. Além disso, contribui para o aprimoramento e elaboração de práticas de atividades pedagógicas diferenciadas, com foco na melhoria da aprendizagem e dos indicadores educacionais", ressalta.