Plano sobre lockdown está em fase de conclusão, diz Governo de Minas
Secretaria de Estado de Saúde avalia adotar fechamento mais severo nas cidades em que a epidemia do novo coronavírus estiver fora do controle
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
O Governo de Minas Gerais informou, nesta terça-feira (7), que o plano com orientações para um possível lockdown no Estado está em fase de conclusão.
João Pinho, chefe de gabinete da SES (Secretaria de Estado de Saúde), destaca que o projeto está sendo desenhado para ser adotado em cidades ou regiões em que a pandemia de covid-19 sair do controle. Não há, contudo, garantia de que as ações mais severas serão colocadas em prática.
— O protocolo vai dizer quais atividades devem ou não ser exercidas. A implementação seria a depender dos dados e necessidade de interveção local.
O termo em inglês significa confinamento e, na prática, se refere à imposição de medidas mais rígidas de isolamento social durante a pandemia do novo cornavírus. Nas cidades que de fato adotoram um lockdown, os moradores foram impedidos de sair de casa, a menos que comprovassem precisar de algum serviço essencial.
De acordo com Pinho, em Minas, o termo não será usado. O Estado vai chamar as ações de "quarentena".
Hospitais
Durante coletiva para tratar sobre o avanço da pandemia no Estado, Pinho foi questionado sobre a possibilidade de transferir pacientes com covid-19 de Belo Horizonte para o interior do Estado.
O chefe da SES destacou que, por enquanto, a ação não é necessária, já que a região Central está com aproximadamente 20% dos leitos de terapia complexa disponíveis. Mas caso o cenário mude, a opção será considerada.
— Esse transporte de pacientes já é inerente ao sistema de saúde.