PM é denunciado por homicídio qualificado por ação que terminou em morte na Grande BH
Vinícius Vieira Couto, de 29 anos, foi morto, em julho deste ano, durante uma abordagem policial na Vila Barraginha, em Contagem
Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7 com Record TV Minas
O policial militar envolvido na abordagem que acabou com a morte de Marcos Vinícius Vieira Couto, de 29 anos, foi denunciado por homicídio qualificado. O caso aconteceu em julho, na Vila Barraginha, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
A denúncia foi enviada à Justiça, nesta quinta-feira (15), pelo Ministério Público de Minas Gerais. Na época do crime, a PM informou que Couto teria resistido à abordagem e tentado tomar a arma do militar. Vídeos que constam no relatório da Polícia Civil não comprovaram essa versão e não mostram a tentativa de pegar o revólver.
"Ao ser abordado, tentou tomar o fuzil de um dos policiais. A guarnição se afastou e ele [Couto], novamente, tentou tomar a pistola do comandante da guarnição", esclareceu o tenente Gilênio Ferreira, na época do ocorrido.
O laudo ainda esclarece que tanto a ação do policial como a reação do homem, no momento em que eles estavam atrás de uma Kombi branca, não foram registradas ou foram registradas parcialmente devido à presença de um obstáculo físico. O laudo toxicológico da vítima identificou traços de bebida alcoólica, maconha e cocaína em seu organismo.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar de Minas Gerais sobre a denúncia e aguarda retorno.
Relembre o caso
A Polícia Militar foi acionada, no dia 16 de julho, para ir até a Vila Barraginha para verificar uma denúncia de que havia um suspeito armado na comunidade.
Vídeos registraram a abordagem da corporação. Em um deles, os policiais rendem Couto, que estava com as mãos na cabeça e é puxado por um PM. Na sequência da gravação, ele conversa com o agente e é levado para trás de uma Kombi, momento em que foi baleado e morto.
O major chegou a ser preso na época, mas foi solto pela Justiça Militar.