Minas Gerais Polícia investiga sumiço de doses da Coronavac em Janaúba (MG)

Polícia investiga sumiço de doses da Coronavac em Janaúba (MG)

Duas das 1.052 doses recebidas pelo município mineiro sumiram do Hospital Regional; grupos prioritários foram vacinados

  • Minas Gerais | Akemí Duarte, da RecordTV Minas

Doses sumiram do hospital regional de Janaúba

Doses sumiram do hospital regional de Janaúba

Reprodução/Google Maps

A Polícia Civil investiga se houve desvio de vacinas contra a covid-19 em Janaúba, cidade do Norte de Minas Gerais, a 560 km de Belo Horizonte. Duas ampolas sumiram do estoque, dentro do Hospital Regional da cidade. A secretaria municipal de Saúde descobriu o sumiço das doses ao fazer um balanço. 

A vacinação no município começou na última quarta-feira, dia 20 de janeiro, com a aplicação de 1.052 doses. Profissionais da área da saúde, idosos que vivem em abrigos ou asilos e indígenas foram contemplados nesta primeira fase.

De acordo com o secretário de saúde, Helvécio Campos Albuquerque, ao finalizar o balanço das doses que sobraram no Hospital Regional, ficou constatado que faltaram dois frascos da vacina.

Um dos funcionários justificou a utilização de uma dose a mais, mas não registrou o problema formalmente.

A Prefeitura de Janaúba registrou um boletim de ocorrência e a Polícia Civil informou que já abriu uma investigação para apurar os fatos. Além disso, um comitê interno de investigação foi aberto para ouvir cinco funcionários, dentre aplicadores e coordenadores de serviço, do Hospital Regional.

A prefeitura promete punição rigorosa caso seja confirmado que as doses foram furtadas e a secretaria de saúde deve criar um portal para divulgar os nomes de todas as pessoas vacinadas no município.

Últimas