Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Praça da Liberdade será fechada ao público a partir de domingo

Cartão-postal de Belo Horizonte será reaberto em novembro deste ano e obra prevê nova iluminação e restauração do coreto e estátua

Minas Gerais|Paulo Henrique Lobato, Do R7

Cartão-postal ficará fechado de domingo próximo a novembro
Cartão-postal ficará fechado de domingo próximo a novembro

A Praça da Liberdade, cartão-postal de Belo Horizonte, será fechada ao público a partir de domingo (1) para uma ampla reforma, orçada em R$ 5,2 milhões, e custeada pelo governo do Estado, prefeitura e a mineradora Vale. O local será reaberto em novembro próximo.

A megaobra prevê reformulação do sistema de iluminação; restauração do coreto, da estátua Ninfa e do piso da pista de caminhada; reinstalação das placas de monumentos e a reformulação do mobiliário que será substituído por equipamentos com padrões, segundo o governo estadual, "arrojados de design com a renovação de bancos e lixeiras".

A nova iluminação irá realocar os chamados postes republicanos, hoje na parte externa da praça, no interior do cartão-postal. Desta forma, a Liberdade passará a ter 60 postes republicanos. Serão instalados em obediência à simetria do local e das estrutruas já existentes.

Por outro lado, o entorno da praça e as ruas vizinhas vão receber postes decorativos em aço galvanizado e na cor cinza-chumbo. Segundo o governo estadual, esses postes farão a iluminação da via pública e da pista de caminhada da praça e serão instalados nas avenidas Bias Fortes, Brasil, Cristóvão Colombo e nas ruas da Praça Mendes Júnior, Gonçalves Dias e Sergipe.


Já o coreto "terá iluminação de destaque pontual, com iluminação interna, externa da fachada e cúpula".

Durante a obra, o trânsito de veículo no entorno não será alterado, mas o estacionamento fica proibido.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.