Prefeito de Betim diz que combate surto de dengue após 18 mortes
Vittorio Medioli afirma que prefeitura está se preparando para evitar avanço da doença na cidade, durante a próxima temporada de chuva
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
Vittorio Medioli, prefeito de Betim, na Grande BH, espera que a próxima temporada de chuvas chegue com uma redução no número de casos de dengue na cidade. Neste ano, 18 moradores do município morreram vítimas da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Diante do número, o chefe do Executivo Municipal afirma que a prefeitura está trabalhando para reverter o quadro e convoca a população para contribuir.
— Nosso dever estamos fazendo. Agora estamos chamando a população para colaborar. É um esforço que não é apenas da prefeitura. Sobretudo, dentro das residências estão os maiores focos de dengue.
Medioli participou, na manhã desta quarta-feira (25), de entrevista no MG no Ar, da Record TV Minas. Durante a conversa com o apresentador Eduardo Costa, o empresário e político comentou sobre uma possível candidatura à reeleição em 2020. Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado em junho deste ano, mostra que a gestão do prefeito tem 50% de aprovação da população.
— Eu ainda não decidi se serei candidato ou não. Muita gente quer que eu continue, mas vamos ver no momento oportuno.
Economia e infraestrutura
Apenas no último mês, Betim teve uma redução de 30% na receita proveniente do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Além da queda da atividade econômica pela qual o Brasil passa, outra questão que tem afetado as contas dos municípios é a falta de repasses de verbas constitucionais do Governo do Estado. Para Medioli, as negociações com o Executivo Estadual são importantes para ter uma mudança de cenário.
— Nós temos que dar apoio a qualquer governador independente do partido. Se a economia funcionar, Minas Gerais é boa para todos. Nós temos levado a eles [governado Estadual], propostas de Betim. Propostas concretas de alguns planos que poderiam ajudar não apenas a economia da região metropolitana, mas dar um passo significativo em Minas Gerais.
Segundo Medioli, o transporte é um assunto que precisa de atenção na Grande BH. Para o prefeito de Betim, a construção de um rodoanel para desafogar o Anel Rodoviário é uma medida a ser tratada com urgência, bem como a ampliação do metrô da região metropolitana.
— A região metropolitana está atrasada 20 anos com a construção desse anel norte. O projeto não foi muito bem feito porque não une a BR-040 da lagoa dos Ingleses até Betim. É um projeto que é fundamental para dar um alívio ao trânsito da região metropolitana. Sobre o metrô, ele está ficando com tecnologia um pouco ultrapassada. Tem duas empresas que apareceram em Betim com um projeto de fazer um monotrilho.
Esporte
Boatos no meio esportivo apontavam Medioli como um possível novo dirigente para o time de futebol do Cruzeiro. Questionado sobre o assunto, o prefeito e empresário negou a possibilidade de assumir mais esta responsabilidade.
— Fiquem tranquilos. Tem muitos candidatos. Eu não sou candidato a nada. O time de vôlei já basta.
Durante a entrevista à Record TV Minas, Medioli também comentou sobre o sistema de saúde da cidade e fez um panorama sobre o contexto político pelo qual o Brasil passa.
Assista ao vídeo completo: