Prefeito de BH demite secretário de Cultura e procura substituto técnico
Kalil explicou que decidiu afastar Juca Ferreira após o secretário afirmar que pretende concorrer à Prefeitura de Salvador (BA), nas próximas eleições
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
![Juca Ferreira agradeceu apoio de Kalil durante gestão](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/4JYMSKROVVPEVPBE74J7TO6AX4.jpg?auth=c2b82c19cfadffb1bd858fdad5df729da187dee4d5b3bea5fa5f988b0d8ab9ed&width=800&height=534)
O Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou no final da noite desta sexta-feira (29), a saída do secretário de Cultura, Juca Ferreira, de sua equipe. Durante encontro com a imprensa neste sábado (30), o chefe do Executivo Municipal comentou a decisão.
Kalil explicou que decidiu afastar Ferreira do cargo após o secretário informar que pretende concorrer à Prefeitura de Salvador, capital da Bahia, nas eleições de 2020. O prefeito também elogiou o trabalho desempenhado então chefe da pasta e informou que ainda não tem o nome do substituto. A indicação do novo secretário deve acontecer na próxima semana.
— Juca fez um belíssimo trabalho e eu o agradeci. Agora, o que eu desejo é que um técnico da equipe assuma a Secretaria. Na segunda-feira eu vou sentar com a secretaria Adriana Branco para resolver quem vai assumir o cargo. Eu quero que seja gente que já esteja lá dentro trabalhando neste “bebê” que é a secretaria de cultura.
Em uma publicação feita em rede social, Ferreira conformou a saída do cargo e agradeceu o apoio que recebei de Kalil durante o tempo que esteve na Secretaria de Cultura.
“Em conversa telefônica com o amigo Kalil confirmei a ele que seria pré-candidato à Prefeitura de Salvador. Desta forma, o prefeito optou pelo meu afastamento da secretaria de cultura. Agradeço a ele e a todos o apoio que possibilitou fazermos um ótimo trabalho pela cultura de BH”, escreveu o secretário afastado.
Metrô
Durante a coletiva com a imprensa, Kalil ainda comentou sobre um projeto que visa destinar R$ 1 bilhão de um contrato de renovação de concessação da Vale para a ampliação do metrô da capital mineira. O prefeito afirmou que acredita que a proposta deve sair do papel.
— Desta vez vai [sair do papel] por que é dinheiro da Vale. Eu participei da reunião com a bancada federal.