Prefeito de BH tem melhora no quadro de saúde, mas segue internado na UTI
Fuad Noman tem insuficiência respiratória aguda e respira com a ajuda de aparelhos
Minas Gerais|Pablo Nascimento
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), apresentou melhora no quadro de saúde, mas segue internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Mater Dei. A informação foi divulgada no boletim médico na manhã deste sábado (4).
De acordo com a unidade de saúde, o político de 77 anos está com insuficiência respiratória aguda e respira com a ajuda de aparelhos. A equipe não informou qual o tipo de assistência ventilatória recebida.
“No momento, [Fuad] está realizando exames”, completou o comunicado assinado pelos médicos Enaldo Melo de Lima, coordenador do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei Contorno e Anselmo Dornas Moura, coordenador da UTI da unidade.
Noman foi internado na tarde dessa sexta-feira (03). Esta é a quarta hospitalização desde novembro de 2024. Na primeira, ele ficou cinco dias no hospital, com dores na perna.
No início de dezembro, ele ficou cerca de 10 dias internado com pneumonia e sinusite. Na época, ele passou por reavaliação oncológica, que indicou remissão do câncer no sistema linfático, contra o qual Noman lutou no ano passado.
O político voltou para o hospital no dia 19 de dezembro com sangramento intestinal, desidratação e diarreia. Os médicos afirmaram que o quadro poderia ter relação com o uso de anticoagulantes. No dia 23, ele recebeu alta e passou a trabalhar de casa.
Fuad Noman foi empossado no dia 1º de janeiro para o segundo mandato na Prefeitura de BH. Ele participou da cerimônia remotamente, por orientação médica. O político fez o juramento por chamada de vídeo. Ele apareceu usando máscara e com dificuldade na fala.
O diagnóstico de câncer de Noman foi revelado em julho do ano passado, quando ele já havia sido operado. Durante a campanha para a reeleição, o político fez quimioterapia. Em outubro, antes do segundo turno, anunciou que estava curado e o fim do tratamento.