Minas Gerais Prefeito de Santa Luzia (MG) declara situação de emergência após demissão de profissionais

Prefeito de Santa Luzia (MG) declara situação de emergência após demissão de profissionais

Administração da cidade alegou falta de recursos e mão de obra nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social

  • Minas Gerais | Arnon Gonçalves*, do R7 e Weverton Cardoso*, da Record TV Minas

Segundo prefeito, decreto é para evitar possível calamidade pública

Segundo prefeito, decreto é para evitar possível calamidade pública

Reprodução/Redes Sociais

Luiz Sérgio, prefeito de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, decretou, na manhã desta terça-feira (07), situação de emergência na cidade nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento social, por 120 dias. Segundo ele, essas áreas estão com recursos financeiros escassos e falta de mão de obra. A medida ocorre um dia após a demissão de 1.500 servidores públicos no município. 

“Nós pedimos dentro desse decreto a elaboração de um comitê gestor para poder conduzir todas as ações, principalmente voltada nessas três pastas, para evitar uma possível calamidade no município”, declarou o prefeito.

Além disso, Luiz Sérgio afirmou que a sentença que determinou a revisão dos contratos temporários e de servidores admitidos sem concurso será cumprida dentro do prazo, que termina no dia 9 de março. O prefeito já havia pedido à Justiça o adiamento do prazo, mas não foi concedido. 

Protesto

Professores de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, protestaram nesta segunda-feira (06), em frente à prefeitura da cidade, contra a demissão de 1.500 servidores sem concurso público no município.Foram exonerados trabalhadores da Saúde, Educação e Serviço Social. As demissões ocorrem em razão de uma decisão judicial.

Em 2009, o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) entrou com uma ação civil pública para fazer a revisão de todos os contratos temporários e de servidores admitidos sem concurso e, na última semana, a Justiça determinou o cumprimento da sentença.

Últimas