Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitos pedem socorro a Zema para evitar falta de oxigênio em MG

Associação de municípios enviou ofício ao governador pedindo auxílio financeiro e medidas para evitar desabastecimento 

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Governo diz que não há desabastecimento
Governo diz que não há desabastecimento Governo diz que não há desabastecimento

Prefeituras da região Norte de Minas cobram do governador Romeu Zema (Novo) socorro financeiro para a continuidade de atendimento a pacientes com covid-19 nos hospitais das cidades e medidas para garantir o abastecimento de oxigênio nas unidades de saúde da região.

O alerta foi feito pelo presidente da Amams (Associação Mineira da Área Mineira da Sudene) e prefeito de Padre Carvalho, a X km de Belo Horizonte, José Nilson Bispo de Sá (Republicanos). Ele protocolou pedido de socorro financeiro e acionou o Ministério Público para tentar garantir auxílio financeiro a hospitais das cidades-pólo do Norte de Minas. 

O pedido foi feito depois que o prefeito de Manga, Anastácio Guedes (PT), manifestou preocupação sobre a situação de eventual desabastecimento de oxigênio no hospital da cidade, que recebe pacientes das cidades de São João das Missões, Miravânia, Juvenilha, Montalvânia, Matias Cardoso e até de cidades do interior baiano, devido à proximidade geográfica. 

- Estamos diante de uma situação muito grave; é inadmissível pessoas perderem suas vidas pela falta deste produto tão essencial neste momento de pandemia. Clamamos ajuda para que o caos pela falta de oxigênio seja evitado.

Publicidade

O presidente da Fundação Hospitalar de Amparo ao Homem do Campo, Edilson da Silva Pinto, o hospital de Manga está tendo que recorrer à ajuda de municípios vizinhos, já que o fornecimento semanal de oxigênio teria caído.

- Como houve uma diminuição no fornecimento semanal de oxigênio por parte do nosso fornecedor, os cilindros que recebemos não suprem mais a demanda, por isso, temos que pedir ajuda em outros hospitais

Publicidade

Além da unidade de saúde de Manga, outras cidades da região Norte já estariam enfrentando problema semalhante, como: Bocaiuva, Brasília de Minas, Coração de Jesus, Espinosa, Jaíba, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Salinas, Taiobeiras e Varzelândia.

Socorro

Publicidade

O secretário de Estado de Saúde de Mians Gerais, Fábio Baccheretti disse, em entrevista coletiva nesta terça-feira (16) acionou o Ministério da Saúde para garantir que não haja desabastecimento de oxigênio nas unidades hospitalares do Estado. O Estado confirmou que houve alta no número de internações em todas as regiões de Minas e a consequente necessidade de aumento do uso do insumo. 

Segundo o secretário, nesse momento, não há crise de desabastecimento do insumo, mas há uma preocupação do governo estadual com relação ao assunto. Vale lembrar que, no início do ano, o Amazonas viveu um colapso na rede hospitalar e cerca de 50 pessoas morreram devido à falta de oxigênio hospitalar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.