Prefeitura de BH convoca idosos de 67 anos para 2ª dose da CoronaVac
Grupo deveria ter começado a receber o reforço na última semana, mas atraso na entrega de doses impediu aplicação do imunizante
Minas Gerais|Do R7
A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta segunda-feira (10), a aplicação da segunda dose da CoronaVac para os idosos de 67 anos (veja o calendário abaixo).
O grupo deveria ter começado a receber o reforço no último dia 5 de maio. No entanto, um atraso na produção do imunizante no Instituto Butantan, em São Paulo, dificultou o processo de vacinação em diferentes cidades do país. O problema foi causado devido a uma demora na entrega do insumo chinês usado na produção da vacina.
São 26 mil idosos de 67 anos sendo atendidos. No entanto, não há previsão para a segunda dose das pessoas de 66 a 64 anos que também já estão com o prazo atrasado. A prefeitura afirma que a aplicação fora dos 28 dias indicados pela fabricante não afeta a eficácia.
O atendimento acontece das 7h30 às 16h30 nos postos fixos de vacinação e das 8h30 às 16h30 nos drive-thrus. A lista completa de locais está disponível neste link.
"Para se vacinar, é necessário que o idoso leve documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além do cartão de vacinação que conste a aplicação da primeira dose. O chamamento para aplicação da segunda dose de CoronaVac para outras faixas etárias está condicionado ao recebimento de novas remessas pelo Ministério da Saúde", informou a Secretaria Municipal de Saúde.
A prefeitura também anunciou novas faixas etárias para vacinação de pessoas com comorbidades e convocou parte das grávidas e mulheres que passaram por parto nos últimos 45 dias e não tenham problemas de saúde.
Veja o calendário de vacinação para os próximos dias:
· Terça-feira (11):
- Segunda dose de CoronaVac, exclusivamente para idosos de 67 anos e mais;
- Pessoas com comorbidade de 54 e 53 anos completos até 31 de maio; pessoas com deficiência permanente beneficiárias do programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 45 a 54 anos completos até 31 de maio;
· Quarta-feira (12):
- Pessoas com comorbidades de 50, 51 e 52 anos completos até 31 de maio; gestantes e puérperas acima de 40 anos.