Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Prefeitura de BH decreta situação de emergência devido ao aumento de casos de dengue

Até o momento, 3.718 casos foram confirmados; determinação foi publicada neste sábado (17) e tem validade de seis meses

Minas Gerais|Samuel Chaves*, do R7

PBH decreta situação de emergência após aumento da dengue
PBH decreta situação de emergência após aumento da dengue Reprodução / Record Minas

A prefeitura de Belo Horizonte decretou situação de emergência devido à crescente dos casos de dengue na capital mineira. A determinação foi publicada neste sábado (17), no Diário Oficial do Município e tem validade por um período de seis meses.

A cidade registrou 3.718 casos positivos de dengue e 259 de chikungunya, segundo a PBH.

Segundo o decreto, a entrada forçada em imóveis públicos ou particulares vagos, desabitados ou abandonados, fica autorizada sem a consulta com os proprietários, que será realizada após três tentativas em dias e horários distintos. Será permitido também em locais habitados em caso de recusa para o acesso dos agentes ao local.

O número de casos de dengue nos primeiros meses de 2024, já é 17 vezes maior que no mesmo período de 2023. Na época, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o dado no dia 17 de fevereiro, e o número de contaminados era de 182, uma média de quase quatro casos por dia.


Unidades de Saúde

Neste final de semana, no sábado (17) e no domingo (18), Belo Horizonte deve ter 13 unidades de saúde funcionando para receber os pacientes com sintomas de dengue, chikungunya e zika. As consultas vão acontecer em sete centros de saúde da prefeitura e em seis unidades específicas para casos de arboviroses.

A orientação para busca de atendimento vale para quem apresentar febre, dores no corpo ou dor de cabeça especialmente atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.

*Estagiário sob a supervisão de Giovana Maldini

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.