Prefeitura de BH pretende fechar avenidas com risco de alagamento em dias de temporais
Estratégia foi proposta nesta segunda-feira (14) por grupo que estuda áreas de risco
Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7

A Prefeitura de Belo Horizonte pretende fechar ruas e avenidas historicamente atingidas por alagamentos em dias de temporais severos como medida para evitar mortes e acidentes. A medida, em caráter de teste, foi proposta nesta segunda-feira (14) durante anúncio do plano de prevenção de enchentes do Grupo Executivo de Área de Risco (Gear), que contou com a presença do prefeito Marcio Lacerda (PSB). Ele admitiu que obras previstas para evitar desastres não ficarão prontas a tempo antes do período chuvoso.
Ao todo, nove pontos foram mapeados pela Defesa Civil como áreas críticas de inundação por sua proximidade a córregos que costumam alagar em dias de temporal. Entre eles estão as avenidas Cristiano Machado (norte), Bernardo Vasconcelos (nordeste), Prudente de Morais (centro-sul) e Tereza Cristina (oeste).
Leia mais notícias no R7 Minas
Caso o centro de monitoramento das condições meteorológicas dispare o alerta de risco, integrantes da Defesa Civil, Guarda Municipal e BHTrans devem se deslocar para o trecho e, em caso de necessidade, prometem fechar a circulação a motoristas e pedestres. A orientação é que moradores e comerciantes não deixem os locais em que estiverem abrigados.
Segundo a Defesa Civil, a medida não valerá apenas para o verão, quando os riscos de enchentes são mais frequentes. O grupo está preparado, segundo o órgão, para seguir o plano e interromper a circulação em ruas e avenidas imediatamente, caso seja necessário.
Avenidas que podem ser interditadas, de acordo com a Defesa Civil:
1. Av. Vilarinho com Av. Baleares (Venda Nova)
2. Av. Heráclito Mourão de Miranda com Av. Prof. Clovis Salgado (Pampulha)
3. Av. Bernardo Vasconcelos com Av. Cristiano Machado (Nordeste)
4. Rua Pitangui com Av. Silviano Brandão (Leste)
5. Av. Cristiano Machado/1º Maio – Suzana, Av. Sebastião de Brito; (Norte)
6. Av. Tereza Cristina com Presidente Castelo Branco (Oeste)
7. Av. Silva Lobo próximo a Av. Barão Homem de Melo (Oeste)
8. Av. Francisco Sá com Rua Erê (Oeste)
9. Avenida Prudente de Morais com Rua Joaquim Murtinho (Centro-sul)