Prefeitura desmonta acampamento de apoiadores de Bolsonaro em frente ao Exército em BH
Executivo se baseou no Código de Posturas do Município para respaldar decisão; jornalistas foram agredidos no local
Minas Gerais|Antônio Paulo, da Record TV Minas
A Prefeitura de Belo Horizonte realizou, na manhã desta sexta-feira (6), uma operação para desmontar o acampamento de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em frente ao Comando da 4ª região do Exército, na avenida Raja Gabaglia, no bairro Gutierrez, na região oeste da capital mineira.
A operação foi realizada pela Guarda Civil, com o apoio de agentes de fiscalização. De acordo com a Guarda, a operação de desmonte já vinha sendo planejada pela prefeitura, e o estopim para a execução foi a agressão a um fotógrafo de um jornal local, nesta quinta-feira (5).
"Não podemos tolerar essa escalada de violência", escreveu o prefeito Fuad Noman (PSD) em um comunicado divulgado após o início da operação.
A orientação dada pela Prefeitura foi a remoção imediata de equipamentos, mobiliários e produtos que estivessem ocupando a via pública. Para tomar a decisão, o Executivo alega que se baseou no Código de Posturas do Município.
Os manifestantes estavam acampados no local desde o dia 30 de outubro, quando ocorreu o segundo turno da eleição 2022, que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República. O grupo questiona o resultado do pleito.
Durante a operação de desmonte, houve tumulto no local. Vídeos divulgados pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais mostram profissionais da imprensa ao ser agredidos.
Em uma das gravações, uma mulher que carregava uma bandeira do Brasil derruba o celular de uma equipe. Em seguida, o grupo tenta derrubar um cinegrafista e atinge outro profissional com socos e chutes. Os envolvidos na confusão ainda não foram identificados.
Em nota, a Polícia Militar afirmou que "permanece com guarnições na avenida Raja Gabaglia realizando o policiamento preventivo em apoio às ações da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte".