Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura em MG diz que perdeu R$ 2,9 milhões em ataque hacker

Segundo o município de Jaboticatubas, valor teria sido transferido para diversas contas bancárias espalhadas pelo Brasil

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Banco nega ataque no sistema da instituição
Banco nega ataque no sistema da instituição Banco nega ataque no sistema da instituição

A Prefeitura de Jaboticatubas, na região metropolitana de Belo Horizonte, denuncia ter perdido R$ 2,9 milhões em um ataque hacker, nesta quinta-feira (24).

Segundo o Executivo municipal, o valor estava depositado no banco do Brasil e teria sido transferido para diferentes contas pelo país. A instituição bancária, no entanto, informou à reportagem que não registrou invasão em seu sistema.

O secretário municipal de Fazenda, Dimar Batista, conta que foi alertado por funcionários da própria agência bancária. Os criminosos gastaram aproximadamente uma hora para movimentar 10 contas.

— O banco nos informou que estavam ocorrendo várias transferências nas contas da prefeitura e nos perguntou se estávamos fazendo algum tipo de transferência. Eu disse que não. Entrei no sistema e observei que a informação procedia.

Publicidade

De acordo com a prefeitura, a Polícia Civil foi acionada para investigar o caso e o Banco do Brasil para viabilizar o estorno do dinheiro que era do caixa do Fundo de Participação dos Municípios, recursos próprios da cidade e da Educação.

— O dinheiro seria usado para a folha de pagamento, pagamneto de fornecedores, do 13º salário, calçamento de ruas...

Publicidade

Ainda segundo o banco, a instituição tem um sistema de segurança capaz de detectar este tipo de situação e, quando ocorre, as autoridades são avisadas.

"A partir do pedido de contestação, a área técnica do Banco do Brasil analisará as movimentações financeiras por meio de processo interno, que vai definir responsabilidades das partes na ocorrência", completou o banco.

A Polícia Civil informou que instaurou um inquérito para investigar suposto estelionato, mas ainda será analisada qual instituição será responsável pela apuração, já que se trata de verbas federais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.