Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presos reivindicam em vídeo decisão do Governo de suspender visitas

A medida foi tomada para conter a proliferação da covid-19; reclamações foram gravadas dentro de presídio de Ribeirão das Neves (MG)

Minas Gerais|Marina Avelar*, do R7, com Record TV Minas

Presos reivindicam suspensão das visitas
Presos reivindicam suspensão das visitas Presos reivindicam suspensão das visitas

A decisão de suspender as visitas em penitenciárias de Minas Gerais para conter a proliferação da covid-19 causou revolta entre os presos. Em vídeos gravados dentro de celas e divulgados por familiares dos detentos em redes sociais, eles reivindicam a liberação dos visitantes. 

Em um deles, filmado no Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, os detentos questionam a decisão e alegam que os agentes penitenciários oferecem o risco aos presos.

— Os próprios agentes vêm e voltam do sistema todos os dias. E o risco maior vem deles, de trazer doença para nós dentro das penitenciárias.

A decisão também proíbe os presos de receber kits de alimentação e materiais de higiene deixados por parentes. A justificativa é que não há como fazer a descontaminação de tudo, já que o Estado tem 75 mil presos em 195 unidades prisionais.

Publicidade

A medida foi anunciada pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e passou a valer a partir deste sábado (21). Ainda segundo o órgão, a decisão é uma forma de evitar a disseminação do novo coronavírus, uma vez que a população carcerária vive em constante contato físico e não há como implementar o isolamento. A determinação deve valer até que os riscos de contágio sejam minimizados.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.