Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Professor da IFMG morre após ser espancado dentro de casa

Crime aconteceu no último domingo (13), em Ouro Preto; De acordo com a Polícia Civil, suspeito da morte foi preso

Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7

Haroldo de Paiva era docente do IFMG Campus Ouro Preto
Haroldo de Paiva era docente do IFMG Campus Ouro Preto Haroldo de Paiva era docente do IFMG Campus Ouro Preto

Um professor do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) morreu na manhã desta quinta-feira (17) após ser espancado no último domingo (13), na cidade de Ouro Preto, a 96 quilômetros da capital mineira. Haroldo de Paiva Pereira, de 63 anos, foi encontrado gravemente ferido dentro de casa e estava internado do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. O suspeito do crime foi preso.

A Polícia Militar foi acionada por vizinhos que encontraram a vítima caída em estado grave, com lesões na cabeça e no rosto e com dificuldade de respirar. Ainda segundo relatos das testemunhas, gritos foram ouvidos durante a madrugada. O Corpo de Bombeiros socorreu Pereira até a Santa Casa de Ouro Preto e depois ele foi transferido para o Hospital João XXIII.

Leia também: Homem é preso suspeito de ferir ex-companheira dentro de ônibus

Ainda de acordo com a PM, o suspeito do crime fugiu da residência levando a motocicleta da vítima. A Polícia Civil informou nesta quinta-feira (17) que o suspeito foi identificado e preso. 

Publicidade

O delegado regional Isaías Confort Oliveira da Costa informou que o suspeito de 25 anos confessou o crime e disse que espancou o professor após os dois se desentenderem. De acordo com o resposável pela investigação, o homem contou que pegou carona com a vítima até a casa dele e, chegando no local, os dois brigaram. Contudo, o motivo do confronto não foi revalado.

Inicialmente, a polícia trabalha com a hipótese de latrocínio - roubo seguido de morte - e homocídio. Segundo Costa, o suspeito declarou que não tinha nenhum relacionamento afetivo com a vítima, por isso, por enquanto, o caso não é tratado como homofobia.

Publicidade

A reportagem não conseguiu contato com a defesa do preso. Ele foi levado para o presídio de Ouro Preto e está à disposição da Justiça.

Minorias

Publicidade

Haroldo de Paiva Pereira era conhecido pelo trabalho desenvolvido em prol de causas sociais e em apoio a minorias. O docente também desenvolvia com os alunos trabalhos, envolvendo a comunidade, em luta contra a homofobia.

O Ita-LGBT (Movimento Itabiritense de Lésbicas Gays Bissexuais e Travestis) lamentou a morte do educador e enalteceu as atividades desenvolvidas por ele.

Confira a íntegra da nota do IFMG:

“É com pesar que o IFMG - Campus Ouro Preto informa o falecimento do Professor Haroldo de Paiva Pereira, professor de Artes, ocorrido na manhã desta quinta-feira, vítima de espancamento na madrugada de domingo passado. A Direção-Geral está no Hospital João XXIII, a fim de dar todo apoio a família. O IFMG - Campus Ouro Preto solidariza com a família enlutada. Mais informações no retorno da equipe de Direção.”

Confira a nota de pesar do Ita-LGBT:

“Agradecemos imensamente a grande contribuição que Haroldo deu aos seus alunos e a sociedade ouro-pretana, que será sempre lembrado pelo profissionalismo, inteligência, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades, fazendo um enfrentamento a LGBTfobia. Sua morte não será em vão”

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.