Professor da IFMG morre após ser espancado dentro de casa
Crime aconteceu no último domingo (13), em Ouro Preto; De acordo com a Polícia Civil, suspeito da morte foi preso
Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7
Um professor do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) morreu na manhã desta quinta-feira (17) após ser espancado no último domingo (13), na cidade de Ouro Preto, a 96 quilômetros da capital mineira. Haroldo de Paiva Pereira, de 63 anos, foi encontrado gravemente ferido dentro de casa e estava internado do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. O suspeito do crime foi preso.
A Polícia Militar foi acionada por vizinhos que encontraram a vítima caída em estado grave, com lesões na cabeça e no rosto e com dificuldade de respirar. Ainda segundo relatos das testemunhas, gritos foram ouvidos durante a madrugada. O Corpo de Bombeiros socorreu Pereira até a Santa Casa de Ouro Preto e depois ele foi transferido para o Hospital João XXIII.
Leia também: Homem é preso suspeito de ferir ex-companheira dentro de ônibus
Ainda de acordo com a PM, o suspeito do crime fugiu da residência levando a motocicleta da vítima. A Polícia Civil informou nesta quinta-feira (17) que o suspeito foi identificado e preso.
O delegado regional Isaías Confort Oliveira da Costa informou que o suspeito de 25 anos confessou o crime e disse que espancou o professor após os dois se desentenderem. De acordo com o resposável pela investigação, o homem contou que pegou carona com a vítima até a casa dele e, chegando no local, os dois brigaram. Contudo, o motivo do confronto não foi revalado.
Inicialmente, a polícia trabalha com a hipótese de latrocínio - roubo seguido de morte - e homocídio. Segundo Costa, o suspeito declarou que não tinha nenhum relacionamento afetivo com a vítima, por isso, por enquanto, o caso não é tratado como homofobia.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa do preso. Ele foi levado para o presídio de Ouro Preto e está à disposição da Justiça.
Minorias
Haroldo de Paiva Pereira era conhecido pelo trabalho desenvolvido em prol de causas sociais e em apoio a minorias. O docente também desenvolvia com os alunos trabalhos, envolvendo a comunidade, em luta contra a homofobia.
O Ita-LGBT (Movimento Itabiritense de Lésbicas Gays Bissexuais e Travestis) lamentou a morte do educador e enalteceu as atividades desenvolvidas por ele.
Confira a íntegra da nota do IFMG:
“É com pesar que o IFMG - Campus Ouro Preto informa o falecimento do Professor Haroldo de Paiva Pereira, professor de Artes, ocorrido na manhã desta quinta-feira, vítima de espancamento na madrugada de domingo passado. A Direção-Geral está no Hospital João XXIII, a fim de dar todo apoio a família. O IFMG - Campus Ouro Preto solidariza com a família enlutada. Mais informações no retorno da equipe de Direção.”
Confira a nota de pesar do Ita-LGBT:
“Agradecemos imensamente a grande contribuição que Haroldo deu aos seus alunos e a sociedade ouro-pretana, que será sempre lembrado pelo profissionalismo, inteligência, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades, fazendo um enfrentamento a LGBTfobia. Sua morte não será em vão”