Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Professores da rede estadual fecham estradas na Grande BH

Servidores estão em greve há uma semana; eles pedem o pagamento do piso salarial e fim do parcelamento dos salários

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Professores fecharam pista no início da manhã
Professores fecharam pista no início da manhã

Servidores da rede estadual de educação de Minas Gerais fecharam pontos das Brs 040 e 381, na Grande BH, na manhã desta quinta-feira (15). Eles pedem o fim do parcelamento dos salários e o pagamento do piso salarial.

Na BR-381, as manifestações aconteceram no quilômetro 451, na altura de Santa Luzia. Na BR-040, a interdição foi feita no quilômetro 524, no sentido Belo Horizonte. Reflexos foram sentidos no trânsito, mas o fluxo já foi liberado.

Leia mais notícias no Portal R7

A categoria está em greve desde a última sexta-feira (8). De acordo com o SindUte (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Mina Gerais), eles vão se reunir nesta tarde para decidir se a paralisação contínua por tempo indeterminado. O encontro acontece na Praça da Assembleia.


Os servidores também reivindicam melhorias no atendimento do Ipsemg (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais), o cumprimento dos acordados assinados pelo Governo Estadual e o pagamento integral do 13º salário.

Em nota, a SEE (Secretaria de Estado de Educação) informou que representantes do Governo se reuniram, na última semana, com o sindicato dos trabalhadores para chegarem a um acordo. De acordo com a Pasta, o Governo reafirmou o interesse em cumprir o acordo assinado em 2015, mas alertou que tem dificuldade devido à situação financeira do Estado.


Na reunião realizada no dia 8, o Governo se comprometeu com:

- Pagamento em 8 (oito) parcelas do saldo da correção do Piso Nacional de 2016, referente aos meses de janeiro a março de 2016, a partir de abril de 2018;


- Retomada das nomeações de novos servidores para a Educação, até o total de 60 mil, conforme acordo;

- Reafirmação, por parte do governador Fernando Pimentel, do compromisso com a implantação do Piso Nacional do Magistério, em carta endereçada aos trabalhadores e trabalhadoras da Educação.

Segundo a nota, “outros compromissos foram estabelecidos, como a publicação, ainda no mês de março, das Resoluções de Flexibilização de horários das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), de férias prêmio das SREs e a Regulamentação da Lei nº 22.623, que estabelece medidas e procedimentos para os casos de violência contra profissionais da educação ocorridos no âmbito das escolas públicas estaduais. Outra medida é a regularização do pagamento dos Hospitais e Prestadores de Serviço pelo IPSEMG até abril de 2018”.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.