Logo R7.com
RecordPlus

Professores da rede particular de BH anunciam greve por reajuste

Paralisação terá início na próxima segunda-feira (6) e, segundo a categoria, seguirá por tempo indeterminado

Minas Gerais|Julia Ennes*, da Record TV Minas e Maria Luiza Reis*, do R7

  • Google News
Principal reinvindicação dos professores é recomposição salarial
Principal reinvindicação dos professores é recomposição salarial

Os professores de escolas particulares de Belo Horizonte decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (06).

A decisão foi tomada em Assembleia realizada durante a manhã desta quarta-feira (1º), no bairro Santo Agostinho, região centro-sul de Belo Horizonte. A categoria já havia rejeitado, no dia 24 de maio, a proposta de reajuste salarial apresentada pelos donos de escolas nas negociações. 


A principal reivindicação dos professores é a recomposição salarial de acordo com a inflação, que em 2022 foi de 11,73%, com acréscimo de 5% de ganho real. A proposta das escolas oferece 5% de reajuste para profissionais do ensino básico e 4% para os de ensino superior, segundo o Sinpro Minas (Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais).

A categoria pede também a manutenção dos direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), regulamentação do trabalho virtual, entre outros pontos de valorização profissional.


O Sinpro afirma que proposta apresentada pelo Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe-MG) é prejudicial à categoria. Segundo o sindicato, com a proposta, as escolas querem, por exemplo, aumentar o número de situações que permitem reduzir a carga horária dos professores sem ter de indenizá-los.

A presidente do Sinpro, Vanessa Morato, descreveu que a proposta demonstra a "desvalorização com que tratam os professores quando oferece 5% para educação básica e 4% para o ensino superior".


Os trabalhadores ainda não divulgaram quantas escolas e turmas serão impactadas. A reportagem procurou o Sinepe e aguarda retorno.

*Estagiárias sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.