Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Projetos sociais melhoram avaliação da Câmara de Vereadores de Contagem (MG)

Avaliação da população cresceu 21 pontos percentuais nos últimos anos

Minas Gerais|Conteúdo Patrocinado

Iniciativas de vereadores aumentam popularidade do Legislativo
Iniciativas de vereadores aumentam popularidade do Legislativo

Iniciativas sociais, como o “Câmara na Rua", que promove um dia de cidadania nas ruas de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, contribuem para aproximar o poder público da população. A relação foi verificada por uma pesquisa do Instituto Ver, encomendada pelo Legislativo da cidade e realizada em maio deste ano.

De acordo com o estudo, que entrevistou 3.000 pessoas, projetos como esse contribuíram para aumentar a aprovação da Câmara Municipal do município, que saltou de 19%, em 2020, para quase 40%, em 2023.

Segundo a pesquisa, o Legislativo municipal é melhor avaliado entre as mulheres. Cerca de 58% delas consideram a gestão como positiva ou regular. Os cidadãos mais novos, com até 24 anos, e a população com renda entre dois e cinco salários mínimos também classificam positivamente a Câmara Municipal. Já que, respectivamente, 58% e 68%, avaliam o mandato dos vereadores como positivo ou regular. 

Legislativo de Contagem (MG) aprova mais de 100 projetos por ano; cerca de 90% são sancionados
Legislativo de Contagem (MG) aprova mais de 100 projetos por ano; cerca de 90% são sancionados

O presidente da Câmara Municipal, vereador Alex Chiodi, calcula que a atual gestão do Legislativo aprova mais de 100 projetos por ano. Desses, cerca de 90% são sancionados pelo prefeito. “São iniciativas voltadas para melhorar a qualidade de vida da população: obras retomadas, valorização dos servidores, recursos para a saúde, defesa dos direitos da mulher e do idoso, e proteção animal”, descreveu Chiodi.


Entre os projetos está o “Câmara Aberta”, que abre a sede do Legislativo municipal para estudantes e apresenta a função dos vereadores, assim como o dia a dia dos legisladores. O projeto permite que a população viva um “dia de parlamentar no plenário”, segundo a Câmara Municipal.

Além disso, a pesquisa também mostrou que a população conhece mais os vereadores do município, assim como a função exercida por eles. De acordo com a Câmara Municipal, 43% dos entrevistados acertaram dizendo que a função dos legisladores é de criar e aprovar leis, assim como fiscalizar a execução dos projetos, obras e as ações da Prefeitura.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.