PSOL confirma Áurea Carolina como candidata à Prefeitura de BH
A cientista social, de 36 anos, foi a vereadora mais votada da capital mineira em 2016 e deixou o cargo para se tornar deputada federal
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
A deputada federal Áurea Carolina, de 36 anos, será a candidata do PSOL à Prefeitura de Belo Horizonte neste ano. A chapa encabeçada pela parlamentar terá como vice Leonardo Péricles, da UPS (Unidade Popular pelo Socialismo).
A formação foi confirmada durante convenção do partido, realizada nesta segunda-feira (31). Durante o evento, a diretoria do PSOL também informou que a legenda terá 30 nomes concorrendo às 41 cadeiras de vereadores na capital mineira.
Áurea é cientista social e mestre em Ciência Política pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Ela também é especialista em gênero e igualdade pela Universidade Autônoma de Barcelona.
A cientista social assumiu um cargo político pela primeira vez em 2016, quando foi eleita a vereadora mais votada de Belo Horizonte. Ela deixou a cadeira em 2018 para concorrer à Câmara de Deputados, também se elegendo.
Além de Áurea, também o atual prefeito Alexandre Kalil (PSD) e o empresário Marcelo Souza, presidente da CDL-BH (Câmara de Dirigentes Lojistas) também já confirmaram candidaturas à prefeitura da capital mineira em 2020.
Eleições 2020
Por causa da pandemia, o pleito foi atrasado. O primeiro turno está previsto para o dia 15 de novembro, enquanto segundo turno deve acontecer no dia 29 de novembro.
Os partidos têm até o dia 16 de setembro para realizarem as convenções que vão decidir os nomes dos candidatos. As candidaturas devem ser registradas até o dia 26 deste mesmo mês, quando também começará o período de propagando eleitoral.