Logo R7.com
RecordPlus

Região Sudeste lidera o país em ataques incendiários a ônibus, com 63 casos só este ano

Desde 2004, 2.787 ônibus foram incendiados no país; Minas Gerais é o terceiro estado com mais ocorrências 

Minas Gerais|Do R7, com Rosildo Mendes, da Record TV Minas

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Nesta semana, 35 ônibus foram queimados no Rio de Janeiro
Nesta semana, 35 ônibus foram queimados no Rio de Janeiro

A região sudeste concentra a maioria das ocorrências de depredação contra coletivos no Brasil; só neste ano, 63 ônibus foram totalmente incendiados. O dado é da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que faz o levantamento desde 2004.

Desde que a associação passou a registrar as ocorrências, 2.787 ônibus foram incendiados no país. São Paulo é o estado que lidera o ranking com 774 casos, Rio de Janeiro com 661 é o segundo e em terceiro Minas Gerais com 445.


Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Nesta semana, os 35 ônibus queimados no Rio de Janeiro colocaram a capital fluminense com quase a metade dos ataques a ônibus em 2023 registrados no país. Neste ano, o estado contabilizou, até o momento, 42 ocorrências; Rio Grande do Norte fica em segundo lugar com 10, São Paulo com 9 registros e Minas Gerais e Bahia aparecem na sequência com 7 ataques.


Somente os casos de incêndio aumentaram 36,5% do ano passado até o dia 24 deste mês, em todo o Brasil. Em 2022 foram registrados 63 casos de ônibus queimados. Neste ano, até agora, já são 86. 

A partir de pesquisas realizadas em acervos de jornais, a associação conseguiu identificar 2.023 ocorrências de ônibus incendiados entre 1987 e 2003 no país. Nos últimos 36 anos, 22 pessoas morreram e 80 ficaram gravemente feridas em razão de ônibus incendiados. 


Em nota, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) , diz que a onda de violência, que resultou em 35 ônibus incendiados e em um prejuízo estimado em R$ 30 milhões no Rio de Janeiro, é inaceitável. Para a entidade, medidas urgentes precisam ser adotadas para conter o avanço da criminalidade na capital carioca, evitar que essas cenas se repitam e para que todos os envolvidos sejam punidos, conforme previsto na legislação brasileira.

Além disso, a associação reforçou que “a destruição dos veículos é um crime contra o direito de ir e vir do cidadão e deve ser combatido com seriedade, para garantir que a sociedade brasileira tenha acesso a um serviço público seguro e de qualidade, como previsto na Constituição Federal”.

Em Belo Horizonte e região metropolitana, empresas de ônibus, em conjunto com a guarda municipal da cidade e a Polícia Militar, trabalham na criação do projeto "Viagem Segura" para prevenção, combate e punição contra essas ações.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.