Relatório apresenta ações para liberação da estrada de acesso ao Topo do Mundo
Local está com o trânsito interditado desde o dia 8 de janeiro deste ano, quando uma encosta deslizou; uma família morreu soterrada
Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7 com Rosildo Mendes, Da Record TV Minas

A estrada municipal Nair Martins Drumond, principal acesso ao Topo do Mundo, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, pode ser liberada após meses de interdição. O trânsito no local estava interrompido desde o dia 8 de janeiro deste ano, quando uma avalanche de terra desceu sobre a região. Cinco pessoas da mesma família morreram soterradas na ocasião.
O deslizamento de terra aconteceu durante as fortes chuvas que atingiram Minas Gerais no início do ano. Por causa dos riscos do local, o Ministério Público de Minas Gerais solicitou à Vale, proprietária do território que abriga a estrada, um plano de ação sobre projetos e execuções de obras. A empresa apresentou o relatório técnico final que já indica iniciativas para maio.
Os estudos apresentados pela empresa concluíram que houve um evento conhecido como corridas detríticas. “Um fator preponderante para a ocorrência destes eventos é que é necessária a supersaturação do material, ou seja, deve haver água suficiente para superar o grau de saturação de 100%. Esta mistura, água, solo e clastos, assume um comportamento de um fluido bifásico, com elevada energia de movimento e potencial destrutivo”, explicou o relatório.
Entre as principais medidas propostas pela Vale, estão a instalação de barreiras de proteção contra corridas detríticas e a execução de uma estrutura de contenção de sedimentos transportados pelo fluxo de água. Segundo o documento, as ações vão começar na próxima terça-feira (17), com inspeções geotécnicas, e devem ser finalizadas apenas em 2023.
Por meio de nota, a Prefeitura de Brumadinho, município que administra a estrada, disse que acompanha as solicitações do poder judiciário à Vale e que controla a intervenção no local.















