Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Relatório coloca Minas como campeão de desmatamento do Brasil

Tragédia em Mariana foi principal fator, segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica e Inpe

Minas Gerais|Do R7

Rejeitos de minério devastou região
Rejeitos de minério devastou região

Minas é o Estado que mais destruiu mata atlântica no País, segundo relatório da Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, divulgado nesta quarta-feira (25). O rompimento da barragem em Mariana, em novembro de 2015, foi um dos fatores que mais contribuiu para a posição negativa mineira. 

De acordo com o levantamento, èm Mariana a atividade da mineração contribuiu para que 258 hectares de mata atlântica fosse destruída, sendo 169 deles levados somente pelos rejeitos de minério.

Leia mais notícias no R7

Por dois anos, Minas havia registrado queda nos níveis de destruição vegetal. Mas no ano passado, a alta foi de quase 40%, com a derrubada de 7.700 hectares de floresta. Segundo o promotor de Meio Ambiente, Felipe Faria de Oliveira, a tendência é que as coisas piorem ainda mais o cenário.


— Temos uma expectativa ruim, uma vez que a aprovação de uma legislação que veio a flexibilizar o licencimento ambiental que pode acarretar o desmatamento indiscriminado por outros empreendimetos.

A gestora da Fundação SOS Mata Atlêntica, Márcia Hirota, afirma que o poder público sozinho não é capaz de proteger as florestas do Brasil. 

— Depende também de um esforço coletivo, da sociedade. Dos proprietários de terra, do cidadão quando presenciar uma agressão natureza. A mata atlântica depende de um esforço coletivo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.