Minas Gerais Rotatória vai facilitar trânsito entre a BR-040 e bairro de Nova Lima (MG)

Rotatória vai facilitar trânsito entre a BR-040 e bairro de Nova Lima (MG)

Estrutura foi construída em um terreno abandonado na área de acesso ao bairro Vale do Sol; inauguração acontece nesta quarta-feira (23)

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Obra promete melhorar trânsito na região

Obra promete melhorar trânsito na região

Divulgação / Oito Filmes / Bruno Pimenta

Uma nova rotatória vai facilitar o trânsito entre a BR-040 e o bairro Vale do Sol, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. A obra será inaugurada nesta quarta-feira (23).

A estrutura foi construída em um local onde havia um terreno abandonado de 8.000 metros quadrados. O trabalho foi financiado pela empresa Cedro Mineração, como um “presente” à cidade onde a companhia atua há dois anos.

Eduardo Couto, diretor de relações institucionais da mineradora, explica que a escolha do projeto foi feita pela comunidade que reclamava de entulho e descarte de lixo no local.

— Esta obra traz primeiro um aspecto visual. O terreno que antes era um espaço abandonado servirá de rotatória e terá um projeto paisagístico, embelezando a entrada do bairro. Outro aspecto é o da segurança, que vai melhorar com o local bem cuidado.

A obra foi iniciada em setembro deste ano. Para garantir o plantio de plantas ornamentais foi necessário comprar 30 carretas carregadas com terra vegetal, já que o solo da região não é propício ao cultivo.

A cerimônia de inauguração acontece às 10h, com a presença de moradores, políticos e representantes da Cedro Mineração. Os participantes deverão seguir os protocolos contra a covid-19.

Durante o evento, a empresa ainda vai doar uma caminhonete à Primeira Companhia de Polícia Militar Independente. O veículo será usado nas operações de buscas e ronda da corporação tanto em Nova Lima, quanto em Rio Acima e Raposos, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Empresa cidadã

De acordo com Eduardo Couto, as doações fazem parte de um conjunto de ações que visam construir na mineradora os valores de uma empresa cidadã.

Desde o início das operações na cidade, a companhia já investiu R$ 5 milhões na região. Parte do valor foi usado para o asfaltamento da Estrada Rio do Peixe, que liga Rio Acima à BR-040.

A empresa também aboliu o uso de barragens de rejeito durante o processo de mineração na Mina do Gama. Atualmente, a companhia separa a parte líquida da parte sólida do material e realiza o empilhamento da massa seca. A barragem até então usada na mina foi desmontada.

Últimas