Minas Gerais Segundo maior avião cargueiro do mundo pousa em Belo Horizonte

Segundo maior avião cargueiro do mundo pousa em Belo Horizonte

Aeronave de 69 metros de comprimento saiu da Alemanha e trouxe um maquinário que pesa 51,5 toneladas

Avião tem 69 metros de comprimento

Avião tem 69 metros de comprimento

Divulgação / BH Airport

O segundo maior avião cargueiro do mundo pousou na nesta quinta-feira (16) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana da capital. A aeronave do modelo Antonov AN-124 saiu da Alemanha, passou por Cabo Verde e seguiu para Minas Gerais.

A aeronave possui aproximadamente 69 metros de comprimento, quase o dobro de uma das aeronaves mais comuns para o transporte de passageiros no Brasil, o Boeing 737, que possui pouco mais de 30 metros. 

Veja também: Acidente com jato em Aeroporto em BH deixa ao menos um morto

O avião transportou um equipamento da mineradora Anglo American, chamado de munhão, que possui 51,5 toneladas, aproximadamente 50 vezes o peso de um carro.

A peça compõe o moinho de bolas e é responsável pela sustentação da carga de polpa, corpo moedor e o peso do próprio moinho para a movimentação dele em uma das etapas do processo de redução do minério de ferro.

A Anglo American afirmou que o equipamento será instalado em sua planta localizada no município de Conceição do Mato Dentro, a 167 km de Belo Horizonte. O transporte da peça necessitou de licenças específicas do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) devido ao tamanho do maquinário.

A BH Airport afirma que essa é a primeira vez em sete anos da concessão da empresa que esse avião pousou no terminal.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas