Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Serra do Curral: Conselho ligado à Unesco deve apresentar relatório nesta sexta

Parecer negativo do órgão pode afetar título internacional da Serra do Espinhaço, que fica na mesma região

Minas Gerais|Michelyne Kubitschek, da Record TV Minas

Especialistas visitaram a Serra do Curral
Especialistas visitaram a Serra do Curral Especialistas visitaram a Serra do Curral

O Icomos (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), órgão ligado à Unesco, deve apresentar um relatório sobre a Serra do Curral nesta sexta-feira (8).

Representantes do órgão, de diferentes países, fizeram uma visita técnica ao cartão-postal da Grande BH nesta quinta-feira (7).

Os especialistas percorreram os empreendimentos da Tamisa e Empabra e, em seguida, foram até o Parque Linear, no bairro Belvedere, na região Centro-Sul da capital mineira.

Os técnicos ouviram moradores da região e fizeram análises dos locais que poderão ser minerados. Eles também verificaram se o conjunto de recomendações para a preservação da Serra do Curral, emitido em junho passado, está sendo cumprido, conforme explica Leonardo Castriota, vice-presidente mundial da Icomos.

Publicidade

"Se a comissão concluir que nada foi feito, vai deslanchar a feitura do Alerta Patrimonial mundial. Se a comissão achar que houve avanço, o processo pode ser suspenso e a gente monitora", pontuou o representante.

A Serra do Curral pertence à Serra do Espinhaço, dona do título de Reserva da Biosfera. Em 2024, esse título vai passar por avaliação periódica e a situação da Serra do Curral pode interferir no processo. Castriota avalia que o tombamento da Serra do Curral é importante para ajudar na preservação.

Publicidade

"Esperamos que esse tombamento seja feito até agosto. A gente acredita fortemente que se esse Alerta Patrimonial estiver em aberto, dificilmente a Serra do Espinhaço manterá esse título", disse.

A Serra do Curral

A discussão sobre a preservação da Serra do Curral virou polêmica em abril deste ano, quando foi aprovada uma licença para um complexo minerário no local. Desde então, entidades ligadas à proteção do meio ambiente e a sociedade civil têm tentado impedir o avanço do projeto. O caso foi parar na Justiça.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.