Servidores da Educação protestam por piso salarial em Belo Horizonte
Categoria convocou paralisação nesta sexta-feira (6); professores chegaram a entrar em greve por 1 mês, mas já retomaram as aulas
Minas Gerais|Maria Luiza Reis*, Do R7 e Bruno Menezes, da Record TV Minas
Um grupo de servidores da Educação se reuniu, na manhã desta sexta-feira (6), em frente à Cidade Administrativa, na região norte de Belo Horizonte, em protesto ao pagamento do piso salarial. O ato aconteceu após o sindicato que representa a categoria convocar a paralisação geral das atividades.
O Sind-UTE/MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais) informou que caravanas com professores de todo o estado vieram para comparecer na manifestação. No entanto, segundo o órgão, ainda não é possível precisar o número de servidores que aderiram à paralisação.
Sobre os impactos do movimento no ambiente escolar, o sindicato esclareceu que cada instituição decide suspender ou não as aulas de acordo com a adesão dos servidores.
A paralisação acontece em defesa do piso salarial da categoria. Em 9 março deste ano, os professores do estado entraram em greve e o movimento foi encerrado apenas no dia 12 de abril após a derrubada do veto do governador Romeu Zema pela ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) ao aumento especial para a categoria. As aulas foram retomadas no dia 18 de abril.
A categoria optou por continuar em estado de greve, que é quando eles voltam a trabalhar, mas podem retomar o movimento geral a qualquer momento.