Simulado de rompimento de barragem mobiliza 11 mil pessoas
Moradores de três cidades em Minas passarão pelo teste de fuga neste domingo (31); casas podem ser atingidas por lama de rejeitos
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
A Defesa Civil de Minas Gerais informou que 11.017 moradores de três cidades mineiras vão passar, neste domingo (31), por simulação de fuga para casos de rompimento de barragem.
Todos eles vivem em áreas que podem ser atingidas pela lama de rejeitos de três estruturas da mineradora Vale, que tiveram o nível de risco aumentado para três – o grau máximo da escala – na última quarta-feira (27).
Segundo a Defesa Civil, esta população não precisa ser retirada de casa, tendo em vista que em caso de colapso, a onda de rejeitos demoraria mais de uma hora para atingir os imóveis.
Leia também
Paralisações da Vale em MG podem deixar 65 mil pessoas sem emprego
Brumadinho: polícia tem indícios de homicídio com dolo eventual
Polícia Federal vê sinais de falsidade ideológica no crime da Vale
Governo quer que Vale pague R$ 100 mi por operações de Brumadinho
MP faz 19 pedidos de condenação da Vale por problemas trabalhistas
Na cidade de Raposos, em Região Metropolitana de Belo Horizonte, 2.300 pessoas devem participar da simulação. Eles são ameaçados pela barragem B3/B4, que fica em Nova Lima, cidade vizinha.
Moradores do distrito de Honório Bicalho, que pertence a Nova Lima, também estão em risco devido à mesma estrutura. Na comunidade, 4.354 moradores devem passar pelo teste.
Já em Itabirito, a 57 km de Belo Horizonte, 4.363 pessoas vão ser submetidas ao treinamento. Lá será necessária a realização do teste por causa das barragens Forquilha 1 e 3, que ficam na cidade vizinha, Ouro Preto.
O simulado será acompanhado por representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Nas três cidades, ele acontece, simultaneamente às 15h.