SUS deve fornecer remédio com canabidiol para menino de nove anos
Somente o medicamento impediu 40 convulsões por dia; Justiça determinou custeio
Minas Gerais|Do R7

A família de um garoto de nove anos, morador de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, conseguiu na Justiça Federal que o poder público forneça um remédio à base de canabidiol, um dos princípios ativos da maconha.
A criança sofre cerca de 40 crises epilépticas por dia e, em função dos tratamentos hormonais que já tentou, desenvolveu obesidade infantil e altas taxas de enzimas hepáticas. Após uma série de medicamentos não surtir efeitos positivos, um médico receitou o medicamento à base de canabidiol e, com a ajuda dos amigos, a família conseguiu as primeiras doses, que deram efeito positivo.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
Como a família não tem recursos para custear o tratamento - são R$ 15 mil por mês, pois cada seringa de 10 mg custa R$ 1.500 por causa da importação, que recentemente foi liberada pela Anvisa mas ainda é bastante restrita no Brasil -, o SUS, o Estado e o município foram notificados a custear o tratamento.
O juízo da 1ª Vara Federal de Uberlândia determinou que o garoto tenha o tratamento custeado por seis meses. Ao final do prazo, a família deve apresentar relatórios sobre o tratamento para que a Justiça avalie a necessidade de manter a compra da substância. dos passageiros.















