Minas Gerais Suspensão da AstraZeneca pode afetar 2 mil gestantes em BH

Suspensão da AstraZeneca pode afetar 2 mil gestantes em BH

Anvisa recomendou, em nota técnica, a suspensão do uso da vacina de Oxford depois da morte de duas gestantes

Duas mil doses foram enviadas a BH

Duas mil doses foram enviadas a BH

Freepik

A recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de suspender a vacinação de gestantes e puérperas com doses do imunizante AstraZeneca/Oxford pode afetar a distribuição de doses para 2.065 pessoas em Belo Horizonte

Esse quantitativo foi encaminhado pelo Governo de Minas Gerais à capital mineira junto com a 17ª remessa de vacinas, recebida do Ministério da Saúde, na semana passada. 

Na ocasião, 676.250 doses da vacina AstraZeneca/Oxford chegaram a Belo Horizonte pelo Aeroporto Internacional de Confins. Desse total, 71.405 doses foram destinadas à capital mineira, para imunizar diversos públicos, incluindo membros das forças de segurança e salvamento e idosos com 60 anos de idade.

Além desse público-alvo, as doses desses imunizantes já foram repassados especificamente para pessoas com comorbidade (32.320), deficiência (7.043) e gestantes (2.065).

Leia mais: CoronaVac também não deve ser aplicada em grávidas, diz bula

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde diz que segue as orientações determinadas pelo Ministério da Saúde, por meio do PNI (Plano Nacional de Imunização).

"Todas as gestantes com comorbidades ou não que se cadastraram no portal da Prefeitura, até o dia 3 de maio, estão sendo vacinadas com a Pfizer", afirma.

Novas doses

O Governo de Minas distribui, neste momento, mais 112.290 doses de vacinas da Pfizer. Todo esse quantitativo será enviado à capital mineira, devido às condições específicas de armazenamento do imunizante, que exige que as doses sejam guardadas em freezers especiais a - 70ºC. 

Desse total, 96.952 doses são destinadas a pessoas com comorbidades, 9.141 a pessoas com deficiência e 6.194 a gestantes e puérperas. 

O Ministério da Saúde também encaminhou mais 16.210 doses da Coronavac a Belo Horizonte, que serão usadas para a segunda dose de idosos.

Últimas