Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tempo seco em MG acende alerta para saúde de idosos e crianças

Segundo o Inmet, quase 100 cidades mineiras devem registrar umidade do ar em patamar próximo ao de desertos

Minas Gerais|Giovana Maldini*, do R7

Hidratação deve ser reforçada, alerta pneumologista
Hidratação deve ser reforçada, alerta pneumologista Hidratação deve ser reforçada, alerta pneumologista

Em meio a um alerta de baixa umidade com índices que se assemelham a clima de deserto em Minas Gerais, especialistas chamam a atenção para os riscos à saúde de idosos e crianças.

Ednei Guimarães, pneumologista do Hospital Felício Rocho, destaca que estes grupos têm mais dificuldade de acesso direto à hidratação. O especialista lembra que os mais velhos que a baixa locomoção e os problemas neurológicos favorecem o "deslize" dos mais velhos na hora de beber água.

Já em relação às crianças, ele alerta que estas dependem que os pais ofereçam o líquido mais constantemente e tomem cuidados para evitar a desidratação.

— É importante manter a hidratação do corpo, porque ela também mantém as vias respiratórias umidificadas. Nesse período, também é importante evitar locais aglomerados e com muita poluição ou poeira. As pessoas devem procurar ambientes mais umidificados. Existem aparelhos que fazem essa função.

Publicidade

Guimarães explica que o tempo favorece a irritação das vias respiratórias superiores, como nariz e garganta, e das inferiores, como brônquios e pulmões.

— Entre os sintomas estão coceira no nariz, chiado no peito, tosse e falta de ar.

Publicidade

Veja também: Cidades de MG entram em alerta de umidade similar a desertos

O médico ainda orienta evitar atividades ao ar livre nos horários de maior incidência de raios solares, de 10h às 16h, já que o tempo seco e quente auxilia na desidratação.

Publicidade

Segundo ele, nos demais horários, é importante usar protetores solares para evitar queimaduras da pele, roupas leves e chapéus. Levar uma garrafa de água também é importante.

As pessoas que possuem doenças respiratórias, como asma, devem ficar mais atentas aos cuidados e não deixar de fazer o tratamento da comorbidade, destaca o médico.

Previsão do tempo

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de "grande perigo" indicando que 97 cidades mineiras da faixa Noroeste e Norte devem ter umidade do ar abaixo de 12% neste sábado (11), índice que se aproxima de clima de deserto. A lista de municípios está disponível neste link.

Em Belo Horizonte, há uma pequena possibilidade de chuva isolada, o que pode levar a uma melhora na umidade nos próximos dias. O índice, no entanto, deve continuar entre 25% e 30%, patamar considerado de atenção. A previsão indica que o calor deve continuar na capital mineira no início da próxima semana.

*Estagiária doR7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.