Temporal alaga ruas e causa destruição em Belo Horizonte
A capital mineira está em alerta para pancadas de chuva até a manhã desta quinta-feira (14)
Minas Gerais|Gabriela Neves*, do R7
Belo Horizonte foi atingida por forte chuva durante a tarde desta quarta-feira (13). O temporal causou alagamentos e destruição em diversos pontos da cidade. Segundo a Defesa Civil, cerca de 15h da tarde, chovia extremamente forte nas regionais Venda Nova, Norte, Nordeste, Pampulha e Leste. Foram registradas ocorrências de alagamento em grandes avenidas e o trânsito precisou ser interrompido.
Em Venda Nova, a Bacia de Contenção do córrego Vilarinho transbordou e deixou pessoas ilhadas. O volume de água chegou a cobrir as avenidas Vilarinho e Álvaros Camargos. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região, funcionários fizeram ‘corrente humana’ para fazer o resgate de pessoas em veículos. O Corpo de Bombeiros também atuou na região.
Na Pampulha, a barragem de contenção da Lagoa do Nado, no bairro Itapoã, que fica localizada dentro do parque de mesmo nome, cedeu em decorrência das fortes chuvas. A água que escoa da lagoa apresenta risco de alagamento na Av. Pedro I, que liga a regional de Venda Nova a Pampulha. Em 2021 a Lagoa do Nado entrou na mira do MPMG por não ter plano de segurança para rompimentos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o trânsito foi impedido no local e não há vítimas. A situação de momento é que a água já começou a baixar e em breve o trecho deve ser liberado. Engenheiros da prefeitura e representantes de outros órgãos estão no local. Na mesma regional, uma casa no bairro Planalto teve o muro destruído após ser atingido por uma correnteza.
*Sob supervisão de Lucas Eugênio