Logo R7.com
RecordPlus

Temporal provoca alagamentos, queda de árvores e deixa motoristas ilhados em Minas

Segundo a Defesa Civil, choveu mais de 51 milímetros na capital mineira; a cidade também registrou rajadas de vento de 52,2 km

Minas Gerais|Lucas Eugênio, da RECORD MINAS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Um forte temporal atingiu Belo Horizonte, resultando em alagamentos e queda de árvores.
  • A chuva superou 51 mm, acompanhada de granizo e rajadas de vento de até 52,2 km/h.
  • Motoristas precisaram ser resgatados após seus veículos ficarem ilhados em alagamentos.
  • A situação gerou interrupções no fornecimento de energia e a Defesa Civil permanece monitorando os danos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Motoristas ficaram ilhados em alagamentos e precisaram de ajuda para sair dos carros; ninguém ficou ferido
Motoristas ficaram ilhados em alagamentos e precisaram de ajuda para sair dos carros; ninguém ficou ferido Reprodução/RECORD MINAS

Um forte temporal atingiu Belo Horizonte e cidades da região Metropolitana, entre o fim da tarde e o início da noite desta quinta-feira (29). A chuva provocou alagamentos e veio acompanhada de granizo e rajadas de vento em algumas regiões. A capital mineira está sob alerta de risco geológico até a terça-feira (3).

Segundo a Defesa Civil Municipal, entre 17h e 19h30, choveu mais de 51 mm em Belo Horizonte. A capital também registrou rajadas de vento de 52,2 km. Conforme registros do Corpo de Bombeiros, no mesmo período, 16 árvores caíram.


Uma delas, que ficava no canteiro Central da avenida do Contorno, na Savassi, na região Centro-Sul, caiu sobre um carro. O veículo atingiu o capô e o motorista não se feriu. A pista ficou interditada por uma hora, mas já foi liberada.

No bairro Santa Margarida, na região do Barreiro, um caso semelhante. Duas pessoas precisaram ser resgatadas depois que uma árvore caiu sobre o carro.


Além dessas ocorrências, outras quatro árvores caíram sobre veículos, cinco em via pública e cinco sobre residências. Outras cinco árvores correm risco de cair, de acordo com o balanço mais recente dos Bombeiros.

Na rua Joaquim Murtinho, próximo a avenida Prudente de Morais, no bairro Santo Antônio, também na região Centro-Sul, um motorista foi resgatado por comerciantes depois que o carro ficou ilhado no alagamento. Outros veículos também ficaram em meio à enxurrada. Veja o momento do salvamento:


A cidade de Santa Luzia, na região Metropolitana, foi atingida com 43 mm, durante 40 minutos de temporal. Ocupantes de um carro foram resgatados depois que o veículo foi arrastado por uma enxurrada na rua Juqueri, no bairro São Cosme. Os relatos de alagamentos no local são comuns, segundo os moradores. Veja o vídeo:

Equipes da Defesa Civil da cidade estão nas ruas contabilizando o impacto. As principais ocorrências registradas são de alagamentos e inundações.


Em Ribeirão das Neves, também na região Metropolitana, choveu, de 18h às 20h, cerca de 37mm. Segundo a Defesa Civil Municipal, as regiões mais atingidas pela chuva foram Central e Justinópolis, com registro de enxurradas, que escoaram ao passar a chuva e não deixaram estragos.

Em Sete Lagoas, na região Central de Minas, três árvores caíram durante o temporal e vários pontos da cidade foram alagados. Segundo a Defesa Civil, o escoamento foi rápido e a enxurrada não provocou estragos. Ainda de acordo com o órgão, ainda não há acionamentos para ocorrências em razão da chuva, mas as equipes estão em campo.

A Cemig informou que a tempestade provocou interrupções no fornecimento de energia, quebra de postes, curtos-circuitos e rompimentos de cabos. A área de meteorologia da companhia registrou mais de 300 descargas atmosféricas. Apesar da intensidade da chuva, o sistema elétrico não sofreu impactos generalizados. Em Belo Horizonte, os bairros mais afetados foram Milionários, Buritis e Estoril.

A companhia declarou que as ocorrências estão sendo atendidas e a previsão é de que a normalização ocorra ainda nesta quinta-feira (29), mas alguns casos de maior complexidade podem ser concluídos durante a madrugada de sexta-feira (30).

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.