Logo R7.com
RecordPlus

Todos os sotaques levam a Minas: Estado lidera ranking de migração do Sisu em 2013

Entre os calouros do último vestibular, 7,7% saíram de outros Estados

Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7 MG

  • Google News
Adoção do Sisu e do Enem devem elevar taxa de intercâmbio entre alunos de Estados fora do sudeste
Adoção do Sisu e do Enem devem elevar taxa de intercâmbio entre alunos de Estados fora do sudeste

Olhares "estrangeiros" e inúmeros sotaques contribuem para construir uma nova cidade e mudar a percepção de seus habitantes ao colocar diferentes culturas em contato. Essa afirmação faz ainda mais sentido em Belo Horizonte ao se observar o movimento crescente de estudantes de todos os cantos do País na cidade mineira que mais atrai alunos de outros Estados.

Alunos da UFMG destacam choquel cultural como estímulo para o crescimento


Segundo o Ministério da Educação, Minas é o lugar que mais receberá estudantes de outras regiões do Brasil aprovados no Sisu em 2013. Na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), entre os 28.241 alunos da graduação há estudantes de todos os 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Todo o País está representado entre os 6.628 calouros aprovados neste ano - 515 chegam a Minas - 7,7% do total (veja gráficos abaixo).

Intercâmbio tende a crescer


A adoção do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) deve aumentar essa proporção nos próximos anos. A exigência para se inscrever em 2013 é ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2012 e não ter tirado nota zero na redação.

Leia mais notícias no R7 MG


Confira os destaques do Portal R7

A coordenadora pedagógica de ensino médio Christina Fabel acredita que as oportunidades de mobilidade abertas pelo Sisu vão acirrar a disputa por vagas em faculdades tradicionais. O processo será mais democrático, já que o estudante não precisa viajar para fazer cada prova.


— Os candidatos não precisam mais se deslocar, não terão o custo com passagem. O aluno tem mais oportunidade sem sair de sua cidade. É um movimento muito novo, mas que já é sentido na prática.

A pró-reitoria da UFMG evita se pronunciar sobre o preenchimento de vagas pelo Sisu antes do processo seletivo 2014.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.