Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trabalhadores da Educação rejeitam valor de reajuste salarial proposto pela Prefeitura de BH

Categoria aguarda nova rodada de negociações com o Governo; próxima assembleia terá indicativo de greve

Minas Gerais|Arnon Gonçalves*, do R7


Segundo servidores da Educação
próxima assembleia terá indicativo de greve
Segundo servidores da Educação próxima assembleia terá indicativo de greve

Os trabalhadores da Rede Municipal de Educação, entre eles professores e funcionários concursados, rejeitaram por unanimidade o valor de reajuste salarial sugerido pelo prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. A proposta era um aumento de 5,93% no salário dos servidores, a ser pago em duas parcelas. A decisão foi tomada após assembleia realizada nessa quarta-feira (8).

Durante a mobilização, que aconteceu na Praça da Estação, na capital mineira, foi aprovado um calendário de luta, sobre os próximos passos pretendidos pelos trabalhadores. A categoria aguarda, também, uma nova rodada de negociação com o Governo. Além disso, segundo os servidores, a próxima assembleia terá indicativo de greve. A data ainda não foi definida.

Após a paralisação, as atividades da Rede Municipal, tanto das Escolas Municipais quanto dos Emeis (Escolas Municipais de Educação Integral), voltaram ao normal. 

Reivindicação

Publicidade

A paralisação total das atividades nas Escolas Municipais e Emeis (Escolas Municipais de Educação Integral) de Belo Horizonte, foi marcada para a quarta-feira (8), com o intuito dos profissionais da Educação analisarem a proposta da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para a campanha salarial de 2023. A principal reivindicação da categoria é o reajuste do salário dos trabalhadores concursados e terceirizados.

O prefeito Fuad Noman (PSD) propôs um reajuste de 5,93%, dividido em duas parcelas, para todo o funcionalismo público. No entanto, os profissionais questionam o fato do piso nacional do magistério ter sofrido um reajuste de 14,95%.

Publicidade

Com a alteração, o novo Piso Nacional do Magistério subiu para R$ 4.420,55, enquanto o salário do professor da Rede Municipal, no primeiro nível da carreira, é de R$ 2.507,53. Os representantes da categoria questionam os valores para o primeiro nível da carreira da Rede Municipal.

*Estagiário sob supervisão de Gabrielle Assis

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.