Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tragédia de Mariana (MG): após sete anos, menos da metade das casas de novo distrito estão prontas

Fundação Renova assinou plano para garantir o funcionamento dos serviços essenciais no local e possibilitar ocupação de moradores

Minas Gerais|Ana Luisa Sales*, Do R7

Após sete anos, 44% das casas de Bento Rodrigues estão prontas
Após sete anos, 44% das casas de Bento Rodrigues estão prontas Após sete anos, 44% das casas de Bento Rodrigues estão prontas

A Fundação Renova assinou, junto com a Prefeitura de Mariana, nesta quarta-feira (19), o Plano de Ação para garantir o funcionamento em 2023 dos serviços essenciais para o novo distrito de Bento Rodrigues, pertencente à cidade de Mariana, na região central do Estado. O distrito foi um dos três que acabaram sendo atingidos por lama da Barragem de Fundão, na Samarco, em novembro de 2015.

O documento visa assegurar as condições necessárias para que famílias atingidas pelo desastre de Mariana possam se mudar para o local, mesmo com as obras inacabadas. Após sete anos do rompimento da barragem da Samarco, 56% das casas previstas de serem construídas para os moradores que optaram morar no novo distrito ainda não estão prontas. Isso significa que 71 das 162 residências foram erguidas até o momento. 

Os distritos que foram atingidos pelos rejeitos estão sendo reconstruídos por meio da Fundação Renova. As famílias impactadas puderam optar por receber um valor para comprar um imóvel, ou por receber uma nova casa construída nos novos distritos que estão sendo reestruturados pela Fundação.

Neste acordo, 196 famílias optaram por permanecer no novo distrito de Bento Rodrigues. A Fundação informa que 71 casas já tiveram suas obras concluídas, e que 83 casas estão em construção. Além das residências, a organização reconstruiu postos de saúde, Escola Municipal e Estações de Tratamento de Esgoto.

Publicidade

Outros bens públicos que estão em construção são: Assembleia de Deus, Igreja São Bento, Associação de Hortifrutigranjeiros de Bento Rodrigues (AHOBERO), Igreja das Mercês, Praça São Bento e Praça do Encontro

O rompoimento

Publicidade

Em 2015, a barragem de Fundão, da mineradora Samarco, rompeu e inundou o subdistrito Bento Rodrigues, a 35km do centro da cidade Mariana, Paracatu de Baixo e Gesteira. O desastre ambiental deixou 19 mortos e 362 famílias desabrigadas, além das toneladas de rejeitos tóxicos que foram despejados no Rio Doce.

*Estagiária sob supervisão de Bruno Menezes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.