Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tremor de terra é relatado por moradores de Congonhas (MG)

Universidade apontou um terremoto de pequena intensidade na região. Moradores ficaram preocupados com barragem na cidade

Minas Gerais|Márcio Neves, do R7

Área urbana de Congonhas (MG) fica próxima de uma grande barragem
Área urbana de Congonhas (MG) fica próxima de uma grande barragem Área urbana de Congonhas (MG) fica próxima de uma grande barragem

Um tremor de terra foi relatado por diversos moradores da cidade histórica de Congonhas (MG) , distante 80 km de Belo Horizonte, por volta das 20h30 desta segunda-feira (25). Nas redes sociais, moradores afirmam que casas e estruturas tremeram por alguns segundos na região.

Leia mais: Congonhas (MG) vive o medo de desaparecer sob barragem

Segundo dados preliminares do Observátorio Sismológico da UNB (Universidade de Brasília), um tremor foi identificado na cidade de Ouro Preto (MG), vizinha de Congonhas, por 10 estações de medição no Brasil e classificado como de pequena intensidade. O tremor alcançou 3 pontos na escala Hitcher, unidade métrica que avalia a intesidade de tremores de terra, sendo 1 a mais baixa e 10 a mais alta.

Dados da medição feita pelo laboratório de Sismologia da UNB sobre o tremor
Dados da medição feita pelo laboratório de Sismologia da UNB sobre o tremor Dados da medição feita pelo laboratório de Sismologia da UNB sobre o tremor

Equipes da Defesa Civil do Governo de Minas Gerais e da Prefeitura de Congonhas estão acompanhando a situação e monitorando locais de risco.

Publicidade

A cidade é um dos polos onde atuam diversas mineradoras, que mantém barragens na região, entre elas a barragem da Casa de Pedra, operada pela CSN Mineração, e que é cinco vezes maior que a barragem que rompeu em Brumadinho, e que já havia apresentado rachaduras e falhas em sua estrutura.

"Moro embaixo da barragem e estou aguardando notícias", escreveu Sirlene Oliveira, moradora da cidade, em uma rede social. 

Publicidade

Por meio de nota, a Prefeitura de Congonhas afirmou que "equipes seguem monitorando informações sobre a seguranças das estruturas de barragens" na cidade.

Por sua vez, a CSN Mineração, informou que "o tremor sentido em Congonhas na noite de hoje não causou nenhuma anomalia na estrutura da barragem Casa de Pedra. Também não houve nenhum dano nas demais estruturas da unidade CSN Mineração".

A empresa afirmou ainda que "nossas equipes seguem monitorando a situação, além de estar em contato com as autoridades competentes para saber o que ocasionou o tremor".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.