Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tremores de terra assustam moradores de cinco cidades de MG 

Dois casos foram confirmados em Coronel Xavier Chaves (MG); tremores foram sentidos em pelo menos quatro cidades vizinhas

Minas Gerais|Antonio Paulo, da Record TV Minas

Tremores de terra foram sentidos em Tiradentes (MG) e outras quatro cidades do Campo das Vertentes
Tremores de terra foram sentidos em Tiradentes (MG) e outras quatro cidades do Campo das Vertentes Tremores de terra foram sentidos em Tiradentes (MG) e outras quatro cidades do Campo das Vertentes

A Defesa Civil do Estado de Minas Gerais foi informada, neste sábado (21), sobre tremores de terra que foram sentidos em cinco cidades da região do Campo das Vertentes. Os tremores foram o destaque nas ocorrências do boletim diário do órgão.

De acordo com o Observatório Sismológico, que pertence a Universidade de Brasília (DF), dois tremores de terra foram confirmados na cidade de Coronel Xavier Chaves (MG). Ambos aconteceram no início da madrugada, em um intervalo de 40 minutos, o primeiro com a intensidade de 2.5 mR e 3.1 mR na Escala Richter. Ambos são do tipo natural, ainda segundo o Observatório.

O abalo sísmico foi sentido, segundo relatos feitos à Defesa Civil Estadual, nos municípios de Tiradentes, Barroso, Nazareno e Conceição da Barra de Minas. "Os terremotos com essa manigutde indica que se trata de um sismo raso. Não houve relato de danos humanos e materiais. Os serviços essenciais não foram afetados", afirma a Defesa Civil no boletim.

Para o jornalismo da Record TV Minas, o professor e geólogo da Universidade de Brasília, George Saad, disse que para um tremor de terra ter potencial de causar danos, seria necessário ser superior a 3,5 graus.

Publicidade

Com o tremores de sábado (21), sobe para quatro os abalo sísmico confirmados pelo Observatório Sismológico em Minas Gerais neste ano. Os outros dois aconteceram nas cidades de Sete Lagoas (MG), no primeiro dia do ano; e em São José da Lapa (MG).

Tremores em 2022

Publicidade

O Observatório Sismológico, da Universidade Federal de Brasília, registrou ano passado mais de 50 tremores de terra em todo o Estado de Minas Gerais. Os dados, disponíveis no site da universidade, foram confirmados pelo professor George Saad.

De acordo com o observatório, ao todo foram 52 tremores de terra confirmados pelo equipamento tecnológico de sismologia. Destes, quase a metade aconteceu somente em duas cidades: Sete Lagoas (MG) e Divinópolis (MG).

Publicidade

A cidade que mais registrou tremores de terra no ano foi Divinópolis (MG), município da região Centro-Oeste que fica a 130 quilômetros de Belo Horizonte (MG). Ao todo foram 17 registros confirmados.

À 35 quilômetros de Divinópolis, em São Gonçalo Do Pará (MG), houve o tremor de terra mais forte, de 3,2 graus na escala Richter. O abalo sísmico aconteceu em 15 de janeiro.

Em 30 dias, do dia 10 de janeiro até 10 de fevereiro, foram 22 tremores somente na região Centro-Oeste. Seis em Carmo do Cajuru (MG), um em São Gonçalo do Pará (MG) e 15 em Divinópolis (MG).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.