Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

UFMG pede ajuda da prefeitura de BH para financiar pesquisas

Reitora da instituição se encontrou com prefeito Alexandre Kalil para fechar parceria para custar bolsas de pesquisadores da área da saúde

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

UFMG tem pesquisas importantes sobre doenças como zika e chikungunya
UFMG tem pesquisas importantes sobre doenças como zika e chikungunya UFMG tem pesquisas importantes sobre doenças como zika e chikungunya

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) pediu ajuda à Prefeitura de Belo Horizonte para viabilizar o pagamento de bolsas e realização de pesquisas. A reitora da instituição, professora Sandra Regina Goulart Almeida, se reuniu na última segunda-feira (30) com o prefeito Alexandre Kalil para viabilizar a parceria. 

Segundo a universidade, o prefeito teria se mostrado disposto a apoiar a universidade no financiamento de algumas iniciativas, principalmente, na área da saúde. A UFMG tem pesquisas centradas no combate a doenças tropicais como a zika e o chikungunya, que teriam interessado a Kalil. 

A UFMG sofre com cortes no orçamento deste ano e a previsão é de que o valor seja ainda menor no ano que vem. O governo federal enviou projeto de lei de Orçamento que prevê redução de 18% no valor destinado ao Ministério da Educação em 2020. 

Os bloqueios no orçamento deste ano também atingem recursos destinados ao CNPq e à Capes, duas agências responsáveis pelo financiamento de bolsas de pesquisa e pós-graduação.

Publicidade

Uma próxima reunião foi agendada para a próxima semana para que as instituições possam discutir formas de operacionalizar a parceria. 

A reportagem procurou a Prefeitura de BH para comentar o assunto, mas até o momento não recebeu resposta. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.