UFMG suspende atividades presenciais a partir do dia 18

A decisão foi tomada hoje após reunião com o subsecretário de saúde do estado; atividades vão ser interrompidas gradativamente 

UFMG suspende atividades de 60 mil pessoas

UFMG suspende atividades de 60 mil pessoas

Divulgação/UFMG

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) anunciou na tarde desta segunda-feira (16), a suspensão das atividades acadêmicas a partir de quarta-feira (18). A medida, tomada como forma de prevenção ao avanço da pandemia do Covid-19, vale para as aulas de graduação, pós-graduação e extensão de todos os cursos.

A decisão foi tomada após reunião com os reitores no Foripes (Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais), juntamente com o subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado, Dario Brock Ramalho.

A reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, explicou que a evolução do novo coronavírus está sendo acompanhada diariamente pela Universidade, de forma a racionalizar as decisões.

— Temos 60 mil pessoas em nossa comunidade, não podemos simplesmente parar de uma hora para outra todas as atividades, quando não há orientação técnica para isso, e provocar uma série de impactos colaterais. Não podemos sobrecarregar rodoviárias, por exemplo, e parte expressiva de nossos alunos hoje não é de Belo Horizonte. Muitos deles dependem dos nossos restaurantes universitários para se alimentar, precisamos continuar garantindo essa alimentação até a hora que for o momento de interromper completamente as atividades.

A suspensão das aulas é a primeira medida tomada pelo Comitê de Acompanhamento criado pela universidade. O órgão discutirá ainda a necessidade de trabalho remoto para os servidores técnico-administrativos e as condições para continuidade dos trabalhos de pesquisa.

As atividades serão interrompidas gradativamente de forma a reduzir os impactos da paralisação.

Suspensão de aulas

Além da UFMG, outras instituições também anunciaram a interrupção de suas atividades. 

Leia mais: Coronavírus: veja quais faculdades suspenderam as aulas em MG

Na tarde de hoje, a FASEH (Faculdade da Saúde e Ecologia Humana) e o Centro Universiário Newton Paiva decidiram suspender todas as aulas dos cursos de graduação e pós-graduação. PUC Minas, Faculdade de Ciências Médicas e Faculdade Milton Campos já haviam anunciado a interrupção temporária das atividades acadêmicas.

Entre as instituições públicas do estado, CEFET,  UFTM, UFV e Unimontes também estão paralisadas.

*estagiária do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli