Minas Gerais Um quarto dos bares de BH deve fechar até dezembro, diz Abrasel

Um quarto dos bares de BH deve fechar até dezembro, diz Abrasel

Entidade estima que, mesmo com reabertura do setor em 4 de setembro, apenas 60% dos bares conseguirão voltar a funcionar na semana que vem 

BH pode perder até 25% dos bares até o fim do ano

BH pode perder até 25% dos bares até o fim do ano

Reprodução / Pixabay

Mesmo com a reabertura negociada entre a prefeitura e representantes comerciais, cerca de 25% dos bares de Belo Horizonte devem fechar as portas até dezembro deste ano. A estimativa é da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Segundo o presidente da entidade, Paulo Solmucci, a permissão para que bares da capital funcionem durante o fim de semana, inclusive com a venda de bebidas alcoólicas, é uma ação que ajuda, mas não soluciona o problema do setor.

— Liberar a reabertura foi somente o primeiro passo na jornada pela sobrevivência [dos comerciantes], que será um enorme desafio.

Veja: Academias vão reabrir em BH a partir da próxima semana

Conforme prognóstico da Abrasel, a região metropolitana de Belo Horizonte pode perder 30% dos bares e restaurantes. Para Solmucci, a situação na capital é igualmente complicada, e muitos desses espaços não conseguirão se recuperar.

— Estimamos que apenas 60% dos bares reabram na semana que vem. Outros 15% ou 20% vão procurar empréstimos para conseguir abrir suas portas. Até dezembro, infelizmente, muitos devem ficar na caminhada.

Acordo

Na noite da última quarta-feira (27), após mais de duas horas de discussão, Prefeitura de BH e entidades do setor chegaram a um acordo para a reabertura dos bares na capital. A partir do dia 4 de setembro, os estabelecimentos poderão receber clientes entre sexta-feira e domingo.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas