Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Um quarto dos bares de BH deve fechar até dezembro, diz Abrasel

Entidade estima que, mesmo com reabertura do setor em 4 de setembro, apenas 60% dos bares conseguirão voltar a funcionar na semana que vem 

Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7

BH pode perder até 25% dos bares até o fim do ano
BH pode perder até 25% dos bares até o fim do ano BH pode perder até 25% dos bares até o fim do ano

Mesmo com a reabertura negociada entre a prefeitura e representantes comerciais, cerca de 25% dos bares de Belo Horizonte devem fechar as portas até dezembro deste ano. A estimativa é da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Segundo o presidente da entidade, Paulo Solmucci, a permissão para que bares da capital funcionem durante o fim de semana, inclusive com a venda de bebidas alcoólicas, é uma ação que ajuda, mas não soluciona o problema do setor.

— Liberar a reabertura foi somente o primeiro passo na jornada pela sobrevivência [dos comerciantes], que será um enorme desafio.

Veja: Academias vão reabrir em BH a partir da próxima semana

Publicidade

Conforme prognóstico da Abrasel, a região metropolitana de Belo Horizonte pode perder 30% dos bares e restaurantes. Para Solmucci, a situação na capital é igualmente complicada, e muitos desses espaços não conseguirão se recuperar.

— Estimamos que apenas 60% dos bares reabram na semana que vem. Outros 15% ou 20% vão procurar empréstimos para conseguir abrir suas portas. Até dezembro, infelizmente, muitos devem ficar na caminhada.

Publicidade

Acordo

Na noite da última quarta-feira (27), após mais de duas horas de discussão, Prefeitura de BH e entidades do setor chegaram a um acordo para a reabertura dos bares na capital. A partir do dia 4 de setembro, os estabelecimentos poderão receber clientes entre sexta-feira e domingo.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.