Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Universidade cria "calculadora" que mede desperdício de água em casa

Ferramenta mostra onde é possível economizar no dia a dia do usuário

Minas Gerais|Do R7

Site mostra quanto usuário gasta com atividades corriqueiras
Site mostra quanto usuário gasta com atividades corriqueiras

Preocupados com a situação do abastecimento de água em Minas Gerais, os profissionais da Universidade Newton Paiva, em Belo Horizonte, lançaram uma plataforma online para ajudar a população a cortar gastos: a calculadora do desperdídio. No site, o usuário responde algumas perguntas e descobre exatamente quanto gasta de água com cada atividade cotidiana.

Ao fim do teste, é possível identificar exatamente onde é possível conter o uso da água em casa. Assim, o internauta é aconselhado a reduzir o tempo do banho ou fechar a torneira ao escovar os dentes, dependendo do resultado do teste. A diretora acadêmica da instituição, Cássia Rezende Diniz, explica que o site foi lançado há cerca de um mês e a calculadora já havia sido testado em outras cidades.

— Uma empresa ligada ao nosso grupo desenvolveu a calculadora, que já era utilizada em outros ambientes. Temos incentivado nosso público docente e administrativo a compartilhar, já que é uma preocupação de todos hoje contribuir para a economia de água.

Ainda conforme Cássia, os planos são colher estatísticas futuramente sobre o uso da calculadora e, assim, promover maior reflexão sobre o consumo consciente. Ela ressalta que a ferramenta foi útil ainda para despertar o debate dentro da faculdade.


— Os alunos de engenharia ambiental participaram ativamente. O site orienta e capacita nossos alunos e outras pessoas sobre a questão da sustentabilidade.

Sem abastecimento, moradores da Grande BH sobrevivem com água da chuva


Situação crítica

O Governador de Minas, Fernando Pimentel (PT) prevê sobretaxa na conta de água para os usuários. Além da expectativa de meses de tempo seco pela frente, a meta de 30% de economia no consumo proposta pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) não foi alcançada. Com isso, o racionamento deve ser adotado já a partir de maio.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.