Vacinação contra a covid segue com idosos de 84 e 85 anos em BH
Prefeitura contabiliza 5 mil idosos com 85 anos de idade vacinados no primeiro dia de campanha, na quarta-feira (3)
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
Mais de 5 mil idosos com 85 anos de idade foram vacinados pela Prefeitura de Belo Horizonte na última quarta-feira (3). Este foi o primeiro dia de aplicação da nova fase de vacinação contra a covid-19 na capital mineira.
Nesta sexta-feira (5), o cronograma de imunização segue com idosos de 84 e 85 anos podendo comparecer a um dos 152 postos de saúde de Belo Horizonte e outros oito pontos extras disponibilizados para essa campanha. A ampliação do público-alvo continua nos próximos dias, de forma gradual.
Para ser atendido no posto de saúde mais próximo de sua casa, o idoso leve documento de identidade e comprovante de residência. Todos eles devem comparecer ao local de máscara e respeitar o distanciamento indicado em cada unidade de saúde. Os postos funcionam de 7h30 às 15h30 para realizar a campanha de vacinação dos grupos prioritários.
Para evitar aglomerações, que ocorreram em outras datas, a Secretaria Municipal de Saúde pede que cada um esteja acompanhado apenas com uma outra pessoa. Os idosos que têm entre 80 e 85 anos e estão acamados precisam fazer um cadastro no site da prefeitura (clique aqui) para receberem a vacina em casa.
A expectativa é imunizar, até o dia 12 de março, 42 mil pessoas que fazem parte desse público-alvo.
Confira o cronograma de vacinação para os próximos dias:
• 85 anos: até sexta-feira (12), exceto sábado e domingo.
• 84 anos: até sexta-feira (12), exceto sábado e domingo.
• 83 anos: segunda-feira (8) até sexta-feira (12).
• 82 a 85 anos: terça-feira (9) até sexta-feira (12).
• 81 a 85 anos: quarta-feira (10) até sexta-feira (12).
• 80 a 85 anos: quinta-feira (11) até sexta-feira (12)
Segunda dose
Os idosos com idade entre 86 e 88 anos de idade vão receber a segunda dose da imunização contra a covid-19 no próximo sábado (6). Serão 72 pontos de atendimento, em postos de saúde de todas as regionais, postos extras e drive-thru. A lista está disponível neste link.
Ao menos um posto em cada regional deve seguir aplicando a segunda dose para este grupo na próxima. Nesta fase, 12 mil idosos devem ser vacinados.
As pessoas com 89 anos ou mais, que também já estão vacinadas, devem esperar um pouco mais para receber a segunda dose. Isso porque, como eles foram imunizados com doses da vacina Oxford/AstraZeneca, o prazo para a dose de reforço é maior, de cerca de três meses após a primeira dose.