Vacinação contra Meningite C para todos os moradores de BH termina nesta sexta (28)
No próximo mês, a vacinação volta a ser exclusiva para crianças e pessoas imunossuprimidas mediante relatório médico
Minas Gerais|Maria Fernanda Ramos*, do R7
Termina na próxima sexta-feira (28) o prazo de aplicação da vacina contra a Meningite C para todos os moradores de Belo Horizonte. A partir da próxima semana, as doses voltam a ser aplicadas apenas em crianças e pessoas imunossuprimidas.
O imunizante está sendo aplicado em todos os Centros de Saúde da capital. Os locais e horários estão disponíveis neste link. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, já foram aplicadas mais de 200 mil doses da vacina desde a ampliação do público-alvo.
A partir de maio, as doses voltam a ser aplicadas apenas em crianças de 3 e 5 meses, com dose de reforço aos 12 meses, e em situações específicas, como o caso de pessoas imunossuprimidas, tendo o paciente que apresentar relatório médico que comprove a condição. A aplicação do imunizante, neste último caso, é realizada no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), após avaliação por profissional da unidade.
A prefeitura reforçou, ainda, que "não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina contra a Meningite C e outros imunizantes, como a vacina da covid-19 e da gripe".
Neste ano, em Belo Horizonte, foram confirmados quatro casos de Meningite C e dois óbitos decorrentes da doença.
Sobre a doença
A meningite é caracterizada pela inflamação das meninges, que são membranas que envolvem o sistema nervoso central, podendo ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. As complicações podem levar à morte em pouco tempo ou deixar sequelas neurológicas.
O principal sintoma é a dor de cabeça forte nos adultos. Em crianças menores alguns outros sintomas podem ser notados. Dentre eles:
- Rigidez na nuca;
- Febre alta;
- Vômito em jatos;
- Manchas vermelhas pelo corpo.
Em caso do aparecimento de alguns desses sinais, pais ou responsáveis devem procurar uma unidade médica com urgência para que o diagnóstico seja feito de forma precoce. O tratamento é realizado de acordo com o agente causador da doença.
* Estagiária sob supervisão de Pablo Nascimento