Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Vale cancela entrevista coletiva à imprensa

Mineradora, dona das barragens em Brumadinho e Barão de Cocais, justificou que o "porta-voz teve um imprevisto"

Minas Gerais|Paulo Henrique Lobato, do R7

Menos de meia hora depois de convocar os jornalistas para uma entrevista coletiva sobre a mina Gonco Soco, em Barão de Cocais (MG), a Vale cancelou o evento, agendado para às 15h30.

Sobe para 157 o número de mortos na barragem da Vale

Segundo a assessoria de imprensa da mineradora, "o porta-voz da empresa teve um imprevisto".

As informações serão encaminhadas por email às redações.


Nesta madrugada, cerca de 500 moradores de três comunidades rurais da cidade precisaram deixar suas casas, às pressas, após a sirene da represa Sul Superior, uma dos complexos da mina, ser acionada.

Houve pânico. Muita gente correu para a parte mais alta da cidade. Outras fugiram de carro. Ônibus da mineradora ajudaram no transporte de parte da população, encaminhada ao ginásio poliesportivo de Barão de Cocais.


A Superior Sul é uma das 10 represas que a Vale planeja pôr um fim.

Leia mais sobre Minas Gerais no R7


A estrutura não recebeu da consultoria Warm a declaração de condição de estabilidade.

Em nota, a Vale informou que, como medida de segurança, está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior e que será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura.

Confira a nota divulgada pela Vale, na manhã desta sexta-feira, antes de convocar a entrevista coletiva:

"A Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a evacuação de área à jusante da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), depois de ser informada pela Vale que a empresa estaria dando início ao nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

A Vale ressalta que a decisão é preventiva e aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura.

A ação teve início na madrugada de hoje (8/2) e vai abranger cerca de 500 pessoas nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas situadas na cidade de Barão de Cocais, distante 100 km de Belo Horizonte.

Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura.

A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo".

Confira também a nota a Prefeitura de Barão de Cocais:

"Diante de observações e monitoramento realizados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), Defesa Civil do Estado e do município, e pela empresa Vale, foi acionado o Nível 2 de risco na barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco. A informação até esse instante é de um desnível na estrutura.

Por esse motivo, seguindo as recomendações repassadas pelos entes responsáveis e pela mineradora, os moradores da comunidade do Socorro e adjacências estão sendo evacuados neste momento por ônibus da Vale e demais veículos de apoio. O evacuamento está sendo realizado por precaução.

Os moradores estão sendo encaminhados para o Ginásio Poliesportivo da cidade, onde serão temporariamente abrigados".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.