Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Vale fará testes de sirenes em barragens de 5 cidades em MG

De acordo com a mineradora, a ação atividade é preventiva e consiste no acionamento dos alarmes para teste técnico dos equipamentos de segurança

Minas Gerais|Caio Silva*, do R7

Teste acontecerá em barragens em MG
Teste acontecerá em barragens em MG

A mineradora Vale informou que, a partir desta quarta-feira (28), a empresa fará testes de rotina em sirenes de barragens em cinco cidades da região metropolitana de Belo Horizonte e outras partes do Estado.

Segundo a mineradora, a ação acontecerá em Belo Vale, a 76 km de BH, Ouro Preto, a 96 km da capital mineira, Congonhas, a 82 km de BH, Itabirito e Nova Lima, ambas na região metropolitana da capital mineira.

De acordo com a mineradora, a ação consiste no acionamento de sirenes para teste técnico dos equipamentos. A empresa ainda reforçou que será emitida uma mensagem reforçando para os moradores dos municípios que se trata somente de um teste.

A Vale ainda informou que a atividade é preventiva e faz parte da implementação do PAEBM (Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração). A empresa alegou que o objetivo é "assegurar o funcionamento adequado do sistema sonoro".


Confira a lista de minas que passarão pelos testes

1- Mina de Fábrica - Belo vale


Nesta quarta-feira (28), às 10 horas, nas barragens Marés I e II, da Mina de Fábrica. De acordo com a mineradora, a partir de novembro, os testes ocorrerão todo dia 9, sempre por volta das 10h.

As estruturas Marés I e II estão inativas e no nível 1 do PAEBM, que não requer a evacuação da população a jusante.


2- Mina de Fábrica - Ouro Preto e Itabirito 

A partir do dia 10 de novembro, às 10 horas, nas barragens Forquilhas I, II, III, IV, V, Grupo e Prata. 

Segundo a Vale, após esse primeiro acionamento, os testes serão feitos no dia 10 de cada mês, por volta das 10h. As barragens Forquilha V e Prata têm Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e são as únicas em operação. Forquilha IV está em nível 1 do PAEBM, Forquilhas I, II e Grupo encontram-se em nível 2 e Forquilha III em nível 3 de emergência.

3- Mina do Pico - Itabirito e Nova Lima 

A partir do dia 24 de novembro, a partir das 10 horas, nas barragens Maravilhas I e II e Cianita I, II e III. 

A Vale informou que, a partir de dezembro, os testes ocorrerão todo dia 18, sempre por volta das 10h. As barragens Maravilhas I e Cianita I, II e III têm Declaração de Condição de Estabilidade positiva. Maravilhas II está inativa e encontra-se no nível 1 do PAEBM, que não requer a evacuação da população a jusante.

4- Mina de Fábrica - Congonhas 

A partir do dia 9 de dezembro, às 10 horas, nas barragens Barnabé, Barnabé I, Alto Jacutinga e Baixo João Pereira. 

De acordo com a mineradora, após o primeiro acionamento, os testes serão feitos no dia 9 de cada mês, por volta das 10h. Todas as estruturas possuem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva.

5- Minas de Mutuca, Mar Azul e Tamanduá - Nova Lima 

A partir do dia 15 de dezembro, às 10 horas, nas barragens 5, da Mina da Mutuca; B6, B7, B3/B4 e Taquaras, da Mina Mar Azul; e Capão da Serra, da Mina do Tamanduá.

De acordo com a Vale, a partir de janeiro de 2021, os testes ocorrerão todo dia 8, sempre por volta das 10h. As estruturas B6, B7 e Capão da Serra possuem Declaração de Condição de Estabilidade positiva. A barragem 5 e Taquaras encontram-se no nível 1 do PAEBM e a B3/B4 está inativa e em nível 3 de emergência. 

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Nascimento 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.