Vale faz obras de contenção em barragens ameaçadas em Minas
Construção de grandes estruturas de contenção deve ser concluída até janeiro do ano que vem, no entorno de barragens ameaçadas de romper
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7
A Vale está fazendo três obras de contenção no entorno de barragens em Minas Gerais que estão no nível mais alto de alerta para possível rompimento. As intervenções, segundo a mineradora, terão a capacidade de reter a lama de rejeito de minério das barragens, caso as estruturas se rompam.
As barragens Sul Superior, em Barão de Cocais, B3/B4, no distrito de Macacos, em Nova Lima, e Foquilhas I e III, em Ouro Preto, estão em nível 3 de emergência, o mais alto, segundo a Defesa Civil. Forquilhas II, em Ouro Preto, e Grupo, em Itabirito, estão em nível 2 de alerta. Já a barragem Forquilhas IV está com as atividades paralisadas, apesar de possuir declaração de estabilidade.
De acordo com a Vale, as obras devem estar concluídas até o início do ano que vem e estão incluídas no projeto de descaracterização de nove barragens, no valor total de R$ 7,1 bilhões.
Leia também
Justiça dá 72 horas para mineradora retirar famílias em Brumadinho
Prefeito de Brumadinho teme novo rompimento de barragem na cidade
Agência Nacional de Mineração adia prazos para extinção de barragens a montante
Barragens em Barão de Cocais (MG) vão ter auditoria externa
MP pede auditoria externa em mais de 100 barragens de Minas
Em Barão de Cocais, duas barreiras de telas metálicas e blocos de granito foram instaladas pela mineradora para refuzir a velocidade da lama de rejeitos de minério, em caso de rompimento. Uma outra obra, de contenção em concreto, está prevista para terminar em dezembro. A estrutura está localizada a 6km da barragem e tem 36 metros de altura por 306 metros de extensão.
No distrito de Macacos, em Nova Lima, a obra de contenção terá 30 metros de altura por 190 metros de extensão. A estrutura consiste em uma barreira de pedras a 8km da barragem. Segundo a Vale, a obra tem como finalidade proteger a bacia do Rio das Velhas e a Estação de Tratamento de Águas de Bela Fama, além de toda a Zona de Segurança Secundária (Honório Bicalho, Rio Acima, Raposos, Nova Lima).
Na região do conjunto de barragens Forquilhas, em Ouro Preto, a estrutura de contenção será ainda maior, com 60 metros de altura e 350 metros de extensão e deve ser entregue em janeiro de 2020.