Vale muda itinerário de trem que passa próximo a mina ameaçada
A partir desta quinta-feira (16), quem sai de BH em direção a Vitória (ES) será colocado em um ônibus alugado pela Vale e seguirá nele até Barão de Cocais
Minas Gerais|Matheus Renato Oliveira, do R7*, com Record TV Minas

O trem de passageiros que circula entre Vitória, no Espírito Santo e Minas Gerais, teve o embarque alterado. A partir desta quinta-feira (16), quem partir da estação Central em Belo Horizonte será colocado em um ônibus alugado pela Vale e seguirá nele até a estação Dois Irmãos, em Barão de Cocais, a 93 km de Belo Horizonte.
No sentido contrário, quem pegar o trem em Vitória, vai desembarcar em Barão de Cocais e seguir de onibus até BH. A Vale informou que a alteração é preventiva porque o trem circula nas imediações da Mina Gongo Soco, onde foi identificada uma movimentação no talude norte da estrutura.
De acordo com o Ministério Público, o talude pode se romper na semana que vem, mas ainda não é certo que isso afete a estabilidade da barragem Sul Superior, onde estão depositados os rejeitos da Mina.
A medida segue orientação da Agência Nacional de Mineração e tem objetivo de preservar a segurança da população local até que a Vale faça análises mais aprofundadas do risco de rompimento da barragem.
Com essa alteração, que não tem data para ser encerrada, é possível que haja atrasos na viagem.
Quem quiser, pode pedir o reembolso do valor da passagem. Para isso, é preciso ir, em até 30 dias, a qualquer uma das estações localizadas ao longo da estrada de ferro Vitória a Minas.
Mais informações pelo telefone 0800 285 7000.















