Vale suspende pagamentos aos acionistas e executivos
Medida foi definida durante reunião extraordinária do Conselho de Administração da empresa; comitê da mineradora vai investigar rompimento
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
A Vale informou, na manhã desta segunda-feira (28), que suspendeu o pagamento de parte das remunerações destinadas a executivos e acionistas da empresa. Segundo a mineradora, a decisão foi tomada em função do rompimento da barragem da Mina do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH.
PM alerta sobre falsas doações para vítimas de Brumadinho
A medida foi definida pelo Conselho de Administração da companhia durante uma reunião extraordinária neste domingo (27). Segundo a Vale, foi suspensa a Política de Remuneração aos Acionistas e, consequentemente, não serão feitos os pagamentos de “dividendos e juros sobre o capital próprio, bem como qualquer outra deliberação sobre recompra de ações de sua própria emissão”.
Em relação aos executivos da empresa, a mineradora informou que houve a suspensão do pagamento da remuneração variável. Na prática, os diretores da companhia continuarão recebendo os salários, porém não terão uma bonificação nos redimentos como de costume.
Ações
Leia também
Com falhas na estrutura, barragem de Duas Bocas receberá inspeção nesta terça-feira
A foto de uma criança suja e chorando na lama é do desastre de Brumadinho?
Gabinete de crise sobre Brumadinho se reúne no Planalto
Witzel envia 41 bombeiros para apoiar resgates em Brumadinho
Zema se diz otimista em encontrar sobreviventes com a ajuda de Israel
Durante o encontro, o conselho determinou, ainda, a criação de dois Comitês Independentes de Assessoramento Extraordinário ao Conselho de Administração. O primeiro deles, chamado “Ciae de Apoio e Reparação", será responsável por acompanhar as medidas de assistência às vítimas e à recuperação da área atingida pela lama de rejeitos.
O segundo grupo, batizado de “Ciae de Apuração” ficou responsável por apurar as causas e responsabilidades pelo rompimento da barragem.